Pashinin I-21
(E.R. Hickel)
Caça monoposto I-21/IP-21. O projeto
do I-21 estava entre os vários que disputavam a substituição
dos obsoletos Polikarpov I-16. Objetivava claramente a necessidade, já
detectada pelos pilotos soviéticos, de possuir grande velocidade
de mergulho, carência esta comum nos caças I-16 em serviço.
M.M. Pashinin, que na época ainda tinha algum vínculo com
N.N. Polikarpov, ficou responsável por estudar o problemam e projetar
um caça que suportasse velocidade de mergulho acima de 950Km/h. O
desenho básico de asa baixa foi escolhido e a exaustão do
motor deveria contribuir no ganho de velocidade. A construção
da aeronave, designada IP-21, iniciou-se em janeiro de 1940. O motor ia
montado numa estrutura de tubos de aço e o resto da fuselagem era
de madeira de pinheiro. As asas eram de construção mista metal/madeira.
Em 11 de julho de 1940, o piloto P.F. Fokin alçou vôo pela
primeira vez com o IP-21. Este primeiro protótipo caiu depois nos
testes que se seguiram. O segundo protótipo saiu da linha de montagem
em outubro de 1940 e os testes estatais encerraram-se em dezembro. A velocidade
de pouso alta e a falta de estabilidade foram os defeitos principais. Diversas
modificações sugeridas foram incorporadas no terceiro protótipo,
iniciado em janeiro de 1941 e finalizado em 5 de abril. Algumas melhorias
em vôo foram registradas, porém a velocidade de pouso continuava
excessivamente alta, o que exigia muita pista e habilidade do piloto. Assim
sendo, o I-21 acabou sendo rejeitado pelo Comando Soviético, pois
não apresentava nenhuma vantagem substancial sobre outros competidores
já em produção como os Yak-1, LaGG-3 e MiG-3. Apenas
cinco protótipos foram construídos. O modelo I-21 tinha
um motor Klimov M-105-P com1.050HP de potência. A envergadura era
de 9,43m e o comprimento de 8,73m. Suportava peso máximo de decolagem
de 2.670Kg; atingia a velocidade máxima de 580Km/h, com alcance de 760Km e teto de 10.600m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) mais um canhão de 23mm.
Resumos Relacionados
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