Tomashevich I-110
(E.R. Hickel)
Caça monoposto I-110. D. L. Thomashevich
foi detido após a morte do piloto de testes e herói nacional
Valeri Chkalov num caça I-180, em 1938. Em 1942, sua equipe de projetistas,
ainda sob custódia, produziram o I-110, um caça monoplano
de construção mista, e desenhado para produção
em massa por trabalhadores inexperientes. A tomada de ar sob o nariz da aeronave tornava-a algo similar ao P-40 norte-americano. O I-110 era maior e mais pesado
que outros caças soviéticos da época e isto se devia
pela blindagem geral, pelo armamento pesado e pelo alcance maior (maior
volume de combustível). Apesar disso, a aeronave passou com sucesso
em todos os testes em 1943. Entrementes, já em 1942, a União
Soviética tinha outros caças equivalentes em produção
e assim o I-110 permaneceu somente como protótipo. O fato dos motores
M-107P ainda não estarem em produção em larga escala
também contribuiu para o cancelamento do programa do I-110. O modelo I-110 tinha
um motor M107-P com 1.650HP de potência. A envergadura era
de 10,20m e o comprimento de 9,90m. Suportava peso máximo de decolagem
de 3.980Kg; atingia a velocidade máxima de 610Km/h, com alcance de 1.050Km e teto de 10.000m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) mais duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e mais um canhão de 20mm.
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