Polikarpov I-180 / I-185
(E.R. Hickel)
Caça monoposto I-180/I-185. O I-180 era um caça monoplano de construção mista desenvolvido a partir do I-16. Após um pequeno número de protótipos e consideráveis ajustes no desenho, um número de aeronaves pré-série foram construídas, já com designação I-180S. A produção iniciou-se em meados de 1939 e, neste mesmo ano, um infortúnio acabou freando todo o programa de desenvolvimento. Foi a bordo de um I-180S que o piloto de testes e herói nacional, Valery Chkalov, perdeu a vida ao se chocar contra um edifício, após a aeronave entrar em pane. A produção foi suspensa e só foi retomada em outubro de 1940, para logo em seguida ser definitivamente cancelada. Problemas de desempenho e de manejo levaram a troca de programas do I-180 para o I-185, que porém jamais superou outros caças já em produção. O modelo I-180 tinha um motor M88-R com 1.100HP de potência. A envergadura era de 10,09m e o comprimento de 7,00m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.430Kg; atingia a velocidade máxima de 585Km/h, com alcance de 900Km e teto de 11.600m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) mais duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50).
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