Mikoyan-Gurevich I-220 / I-225
(E.R. Hickel)
Caça monoposto interceptador de altitude
I-220/I-225. O melhor resultado possível com o MiG-3 (como caça
de altitude) foi alcançado quando a variante I-231 foi lançada.
Porém isto não foi suficiente para o Comando Soviético
tomar uma decisão para sua produção em massa. O progresso
no projeto de um caça avançado de alta altitude requeria uma
mudança no tamanho da aeronave, e isto só foi conseguido em
1944, quando o I-220 foi construído, em duas configurações
- com motor AM-38F e AM-39. Vários elementos novos de construção
foram introduzidos como: radiadores tubulares dentro das asas, tanques de
combustível maleáveis e suspensão das rodas nivelada.
O armamento era pesado - quatro canhões ShVAK de 20mm (com realimentação
potencializada pelos gases da exaustão), dois dos quais podiam ser
facilmente removidos para operações com menos peso. O I-220
com motor AM-38F foi testado em janeiro de 1944, e posteriormente re-equipado
com motor AM-39. O motor AM-38F era mais apropriado para ataques ao solo
a baixa altitude e perdia desempenho em alta altitude. O segundo I-220 (com
motor AM-39) foi testado na fábrica em julho e agosto de 1943, porém
só chegou para os exames estatais em 14 de junho de 1944. O desempenho
em alta altitude foi bom, porém os testes foram interrompidos em
21 de junho quando o motor pifou, e quando as prioridades soviéticas
já eram outras. O modelo I-220 tinha
um motor AM-38F com 1.700HP de potência. A envergadura era
de 11,00m e o comprimento de 9,50m. Suportava peso máximo de decolagem
de 3.570Kg; atingia a velocidade máxima de 697Km/h, com alcance de 730Km e teto de 11.000m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm.
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