UM INIMIGO DO POVO
(HENRIK IBSEN)
Um Inimigo do Povo
Personagens de Um Inimigo do PovoDr. Thomas Stockmann, médico das TermasSr.ª Katherine Stockmann, sua mulherPetra, filha de ambos, professoraEjlif e Morten, os filhos do casal, 13 e 10 anos de idadePeter Stockmann, o irmão mais velho do médico, Presidente da Câmara, Chefe da Polícia, Presidente do Conselho de Administração das Termas, &c.Morten Kiil, proprietário de uma fábrica de curtumes, pai adoptivo da Sr.ª StockmannHovstad, editor do jornal People''s Herald (Mensageiro do Povo)Billing, um jornalistaCapitão HorsterAslaksen, um tipógrafoSão participantes de uma reunião pública: homens de todas as classes, algumas mulheres e um grupo de crianças
Fonte: The Oxford Ibsen, Volume VI, Oxford University Press 1960
Resumo do enredo
Um Inimigo do Povo Personagens de Um Inimigo do Povo Dr. Thomas Stockmann, médico das Termas Sr.ª Katherine Stockmann, sua mulher Petra, filha de ambos, professora Ejlif e Morten, os filhos do casal, 13 e 10 anos de idade Peter Stockmann, o irmão mais velho do médico, Presidente da Câmara, Chefe da Polícia, Presidente do Conselho de Administração das Termas, &c. Morten Kiil, proprietário de uma fábrica de curtumes, pai adoptivo da Sr.ª Stockmann Hovstad, editor do jornal People''s Herald (Mensageiro do Povo) Billing, um jornalista Capitão Horster Aslaksen, um tipógrafo São participantes de uma reunião pública: homens de todas as classes, algumas mulheres e um grupo de crianças Fonte: The Oxford Ibsen, Volume VI, Oxford University Press 1960
Tomas Stockmann é um pai de família e médico nas termas de uma pequena cidade norueguesa. Após um longo período de análise, descobriu que a água das termas que ele próprio fundara se encontra poluída e representa um grave perigo para a saúde de todos os visitantes.
O spa é de grande importância para a fama e prosperidade da cidade, mas o médico está convencido de que deverá ser encerrado até que o problema seja corrigido. De início, Stockman é felicitado pela sua descoberta, mas quando se torna claro que os melhoramentos irão custar muito à cidade, tanto a imprensa como os habitantes se voltam contra ele.
Um dos seus principais oponentes é o irmão, o presidente da câmara e chefe da polícia, Peter Stockmann. Provenientes de diversos quadrantes, o médico recebe pedidos para moderar a sua exigência intransigente de que as termas sejam fechadas. Porém, ele pede que se realize uma reunião pública de modo a poder apresentar os seus argumentos. A este ponto, já se generalizou a opinião de que a maioria está sempre errada e a minoria sempre certa. O povo que se encontra presente na reunião declara-no um inimigo do povo e uma ameaça para a cidade, vendo-se Stockmann forçado a abandonar a reunião. A questão tem consequências dramáticas para a família e para o próprio Dr. Stockmann – os doentes abandonam-no, é despedido do spa, a filha, Petra, perde o emprego como professora e a família fica sem casa. A sua primeira reacção, de raiva e desapontamento, é planear ir para o estrangeiro com a família, mas quando as pessoas começam a partir-lhe as janelas de casa e ele recebe ameaças e ofertas sinistras, apercebe-se de como é pequena a liberdade de pensamento na cidade. Decide ficar e dedicar-se a educar os cidadãos para que tenham um espírito mais livre.
Resumos Relacionados
- Conselho Da República
- Cairo Começa A Recuperar O Ritmo Depois Do Toque De Recolher
- Eleição Será Maior Operação Da Pf Do Rio Neste Ano, Diz Superintendente
- A Catedral Do Mar
- Possessões (possessions)
|
|