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Escola em tempo deComunicação
(Cassiano josé colaborou: Ruben barros)

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Escola em Tempo de Comunicação





Sendo os meios de comunicações cada vez mais usados pela
escola, a fim de trazer ao aluno uma maior expressão de sua subjetividade,
torna-se assim os processos de educação consensual no que diz respeito a formas
de ensino.

O rádio
surgiu também como estrondosa ferramenta nos meios de comunicação para a
educação. A partir dos anos 60-70 com a popularização da televisão o temor
recorrente do desvio da educação, ”na árdua construção do mundo letrado,
construtiva do ideário iluminista” se tornou unânime.

Com o
século 21 surgiram inúmeras políticas de governo a fim de processar e avaliar a
efervescência dos meios de educação na escola. Em função da própria estrutura
publica do ensino no país, normalmente são os municípios e Estados que, em
parceria com universidades e Ongs, desenvolvem projetos do gênero.

“È consenso
entre estudiosos da relação entre comunicação e educação que a escola demorou a
compreender o impacto da mídia de massa na formação da consciência do indivíduo
e dos valores da sociedade.” A escola, talvez desde meados do século 20, desde
do advento do rádio e da TV, vem perdendo lugar no ordenamento dos valores e
significados; certas funções antes exercidas pela igreja e pela escola pública
hoje são desempenhadas pelos meios de comunicação”.

Os baixos índices de habilidades e leitura e escrita dos
estudantes latino-americanos são apontados por outro intelectual, o educador
colombiano Bernardo Toro, como um dos grandes empecilhos para que as escolas
utilizem os processos de leitura crítica á alfabetização para mídia. A
compreensão e análise crítica dos meios de comunicação de massa são dos aprendizados
mais necessários para se poder participar produtivamente da sociedade presente
e futura Lograr o domínio dessas novas gramáticas tecnológicas implica primeiro
dominar as competências de leitura e escrita”, diz Toro.

Esperar que
os meios de comunicação espontaneamente passassem a transmitir outros valores
parece não ser suficiente. O governo federal, contudo, ainda tende a confundir
incentivo á alfabetização para mídia com investimentos em tecnologia. Um dos
princípios que norteiam o trabalho dos que promove a educomunicação no Brasil é
baseado na premissa de que toda comunicação é uma relação: fazer a escola olhar
para fora de si e levar em consideração a realidade que existe ao seu redor.
Não a grande realidade, distante e abstrata, mas avizinha, concreta, do
cotidiano, da comunidade local.

Por outro
lado faze-se necessário que não haja ilusões em relação á edocomunicação. O
interesse pelo trabalho com mídia pode vir acompanhado de um crescente
desinteresse pelas disciplinas da grade curricular ou pela maneira como são
ensinadas. Os projetos de edocomunicação não salvam a educação brasileira, a
participação dos alunos em produção de mídia é somente uma parte deste projeto.



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