Nikitin-Shevchenko IS-2
(E.R. Hickel)
Caça experimental monoposto IS-1/IS-2. A série
''IS'' significava "Istrebitel Skladnoj" (caça de asas dobráveis)
e compreendia os únicos caças biplanos e monoplanos no mesmo
aparelho! Na verdade a asa inferior podia ser retraída, unindo-se
a parte dianteira da fuselagem e a asa superior, enquanto que as rodas ficavam
junto do plano inferior das asas inferiores. Esta concepção
pode ser considerada uma das primeiras (e bem sucedida) para implementar
uma geometria de asa variável (tão comum em alguns caças
atuais). O IS, em sua configuração biplano, tinha excelentes
características para levantar vôo e pouso e recarga de peso;
enquanto que na configuração monoplano atingia velocidades
mais altas e maior alcance. O IS-1 era muito semelhante ao Polikarpov I-153
(talvez alguns elementos da construção eram os mesmos). O
primeiro, e único, protótipo foi completado em fins de 1939
e voou logo após. A primeira mudança de configuração
em vôo (biplano/monoplano e vice-versa) ocorreu em junho de 1940,
provando que a concepção funcionava. O IS-2 foi o desenvolvimento
natural do IS-1, e foi idealizado como uma aeronave pré-produção.
Tinha um motor mais potente e de diâmetro menor e linhas gerais mais
refinadas. Não chegou a entrar em produção pelo temor
das autoridades sobre a complexidade e vulnerabilidade do mecanismo de retração
das asas. Não passou de um protótipo. O protótipo do
IS-4 também chegou a ser produzido, porém também não
foi capaz de alavancar o programa. O modelo IS-2 tinha um motor M-88 com 1.150HP de potência. A envergadura era de 8,60m e o comprimento de 7,10m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.810Kg; atingia a velocidade máxima de 507Km/h, com alcance de 600Km e teto de 9.000m. A aeronave estava armada com duas
metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) mais duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50).
Resumos Relacionados
- Curtiss P-46
- Vl Pyorremyrsky
- R.w.d. 25
- P.z.l. P-45
- Caproni-vizzola F.4
|
|