Lavochkin La-5
(E.R. Hickel)
Caça monoposto La-5, de 1942. Embora o LaGG-3 fosse um caça útil, que utilizou madeira em vez da escassa liga de metal leve, ele foi o caça mais medíocre (da nova safra de aviões de combate) com o qual a VVS-RKKA (Forças de Defesa de Aviação Militar Soviética) procurou deter o avanço alemão. Estava claro que a aeronave precisava ser melhorada e nas tentativas que se seguiram, durante o ano de 1941, a equipe da Lavochkin instalou um motor M-82, radial, num LaGG-3. A despeito do pequeno impulso acrescido (1%), a velocidade cresceu de 568 para 600 km/h e, em particular, melhorou o desempenho geral em grandes altitudes. A produção do LaGG-3 foi cancelada em maio de 1942, sendo todo o esforço industrial da Lavochkin orientado para a produção do novo aparelho, o LaGG-5. Este porém, em questão de semanas, foi substituído por um novo desenvolvimento, testado como protótipo no início de 1942, que apresentava nova fuselagem, contendo dois canhões de 20 mm, e um perfil mais baixo depois da carlinga, para melhor visibilidade ao redor. Surgia assim o La-5, que provou ser 45 km/h mais veloz que o Bf 109G-2, abaixo de 6.100 m. Não obstante, o caça alemão podia ultrapassar essa altitude e assim foram feitas modificações para redução de peso do La-5. O La-5FN resultante possuía motor e asas mais leves (apenas com longarinas de metal) e assim uma redução geral de 1.720 Kg (presumivelmente tanto vazio quanto carregado). Centenas de La-5FN participaram das grandes batalhas em Kursk e em toda a frente oriental em 1943, demonstrando que os caças soviéticos eram uma "parada dura" para seus oponentes. O La-5UTI foi um biposto de treinamento. O modelo La-5FN tinha um motor M-82FN com 1.850HP de potência. A envergadura era de 9,80m e o comprimento de 8,67m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.320Kg; atingia a velocidade máxima de 640Km/h, com alcance de 765Km e teto de 9.500m. A aeronave estava armada com dois canhões de 20mm.
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