Beriev LL-143
(E.R. Hickel)
Hidroavião de reconhecimento de longo alcance LL-143, para sete tripulantes. Desde 1937, após o lançamento do Che-2, nada de interessante foi oferecido pela indústria aeronáutica soviética em termos de aeronaves de longo alcance para patrulha naval. Os Catalina emprestados ou fabricados sob licença de longe já excediam o número de hidroaviões nacionais. Beriev iniciou assim o projeto de um hidroavião bimotor (o LL, de "Letauschaja Lodka") em 1943 e terminou-o em 1945, ante a necessidade de evacuação dos escritórios dos projetistas. A característica marcante do LL-143 era a asa alta em diedro. A aeronave era equipada com câmeras fotográficas e equipamento de rádio, navegação e oxigênio. A fuselagem era grande o bastante para a tripulação e mais uma equipe de busca e salvamento, se fosse o caso. O LL-143 tinha bom desempenho, porém o alcance não atendia o requerimento oficial. Quando a equipe de projetistas retornou a sua base em Taganrog, passou a aperfeiçoar o projeto, originando o maior e melhor equipado Be-6. Mais tarde houveram inclusive versões de transporte civil, de 40 assentos. O modelo LL-143 tinha dois motores ASh-72 com 2.250HP de potência cada. A envergadura era de 33,00m e o comprimento de 23,00m. Suportava peso máximo de decolagem de 25.100Kg; atingia a velocidade máxima de 401Km/h, com alcance de 5.100Km e teto de 6.000m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 4.000Kg de explosivos.
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