BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Veja,março/2007
()

Publicidade
Antes considerados isolados, os episódios dos apagões aéreos vividos em todo o país,não deixarão a rotina dos viajantes tão cedo. Quem quiser pegar um avião no Brasil,não está livre de enfrentar situações parecidas. Aqui, o meio mais rápido e seguro de viajar transformou-se no mais demorado e inseguro. O caos e a incerteza que dominam o setor aéreo são resultado de uma série de problemas interligados. Os recursos da área são mal administrados; os aeroportos não têm estrutura para atender a atual demanda; faltam controladores de tráfego aéreo; os radares têm zonas cegas; as comunicações por rádio falham. Basta que um desses elos da corrente não funcione para que todos os outros sejam comprometidos. Como estão todos na iminência de falhar, a vulnerabilidade do sistema é enorme. A aviação está sob responsabilidade direta do Ministério da Defesa. A Aeronáutica, no entanto, não gerencia o setor sozinha. Junto dela estão a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), estatal responsável pela administração dos 67 aeroportos do país; e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tem a finalidade de regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infra-estrutura aeronáutica e aeroportuária. A Anac, como o próprio nome explica, é o único dos três órgãos comandado por uma autoridade civil. As companhias aéreas falham ao não garantir nem mesmo o mais elementar dos direitos dos passageiros: ser informado sobre os problemas e ter alguma previsão sobre os atrasos. Em segundo, porque desrespeitam novamente seus consumidores ao insistirem em vender mais passagens do que seus aviões podem comportar. Cerca de 70% dos passageiros da aviação comercial brasileira viajam a trabalho.Além disso, num país das dimensões do Brasil e com estradas lastimáveis, o transporte de mercadorias por avião é vital para o bom funcionamento da economia. Por último, mas não menos importante, deve-se registrar que o caos nos aeroportos afeta diretamente a classe média brasileira, da qual provém a maior parte dos passageiros.



Resumos Relacionados


- O Globo

- Folha De Sao Paolo

- Aviões: Por Que Há Acidentes Do Brasil?

- Aviões: Por Que Os Acidentes No Brasil?

- São Paulo, Congonhas E Urbanização , 2ª Parte



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia