Mikoyan-Gurevich MiG-3
(E.R. Hickel)
Caça monoposto MiG-3 (MiG-1/I-61). Muito
provavelmente, vários protótipos de caças soviéticos foram concebidos de
1938 a 1940, porém, com exceção do Yak-1, só há informações precisas
de apenas mais um, o I-61, projetado pela dupla Artem I. Mikoyan e Mikhail
I. Gurevich. Embora o longo e pesado motor limitasse o nível do armamento,
o caça de madeira e metal tinha desempenho médio e foi fabricado como MiG-1.
Seu maior problema era a extrema tendência de sacolejar ao decolar e pousar.
Em vista da surpreendente rapidez de seu desenvolvimento, esta foi uma falha
perdoável e cerca de 2.100 unidades foram entregues, antes que fosse substituído
pelo modelo aperfeiçoado. O MiG-3, com motor mais potente, nova hélice,
tanque adicional, diedro aumentado e capota corrediça, foi entregue "as
centenas"; porém, a despeito de ter armamento extra, nunca foi um real
oponente para os caças da Luftwaffe. Em 1942, passaram a ser empregados
no serviço de reconhecimento e de apoio tático. O MiG-5 foi fabricado
em pequena quantidade e poucos detalhes existem sobre o MiG-7, todo metálico,
para grande altitude e com carlinga pressurizada. O modelo MiG-3 tinha um motor AM-35A com 1.200HP de potência. A envergadura era de 10,30m e
o comprimento de 8,15m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.350Kg;
atingia a velocidade máxima de 635Km/h, com alcance de 1.250Km e teto de
12.000m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,62mm
(calibre .30) mais um a metralhadora de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar seis foguetes de 57mm.
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