PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
(Cooper; D.S; Schindler; P.S.)
A necessidade de estudar pesquisa
O estudo de métodos de pesquisa proporciona conhecimento e habilidades necessárias para resolver problemas e vencer desafios em ambiente de tomada de decisão dinâmico. Três fatores estimulam os estudos dos problemas de Administração: a necessidade crescente de mais e melhores informações; a disponibilidade de técnicas e ferramentas mais avançadas para atender as necessidades; a sobrecarga de informações.
A tendência dos problemas tornarem-se mais complexos aumentou o risco nas decisões empresariais, devido a:
- Existência de mais variáveis a serem consideradas em cada decisão.
- Existência de mais conhecimento em cada campo gerencial.
- Concorrência doméstica e global mais acirrada.
- Preocupação governamental com todos os aspectos da sociedade, tornando-se cada vez mais agressivo na proteção dos interesses públicos.
- Crescimento do e-commerce, de websites e de publicações pela internet. Porém, a qualidade dessas informações é cada vez mais suspeita.
- Exigência de participação na tomada de decisão da empresa: trabalhadores, acionistas, clientes etc.
A classificação dos tipos de pesquisa
Os estudos de pesquisa podem ser classificados em 4 tipos: informativo, descritivo, explanatório e preditivo:
INFORMATIVO
- Fornece informação ou resumo de alguns dados para gerar algumas estatísticas.
- Exige conhecimento e habilidade com as fontes de informação e com os controladores dessas fontes.
- Normalmente exige pouca inferência ou conclusão.
- Os estudos informativos são importantes para que novos funcionários se familiarizem com a empresa ou com o setor em que atuam.
DESCRITIVO
- É popular na pesquisa de administração.
- Tenta-se descrever ou definir um assunto e descobrir respostas para perguntas do tipo: quem, o que, quando, onde e, algumas vezes, como.
- Podem envolver a coleta de dados e a criação da distribuição do número de vezes que o pesquisador observa um único evento ou característica (variável de pesquisa) ou podem envolver a relação da interação de duas ou mais variáveis.
- Porém, um estudo descritivo não explica por que um fato ocorreu ou porquê as variáveis interagem de uma determinada forma.
EXPLANATÓRIO
- Baseado em teoria, e procura responder pergunta do tipo por que e como.
- Tenta explicar as razões para o fenômeno que o estudo descritivo apenas observou.
- O pesquisador usa teorias ou pelo menos hipóteses para encontrar as forças que levaram um certo fenômeno a ocorrer.
PREDITIVO
- Exige o nível mais alto de inferência.
- É o estudo no qual somos capazes de explicar um fato ocorrido e prever quando e em que situações um determinado fato vai ocorrer.
- O controle tem como objetivo a capacidade de reproduzir um cenário e ditar um determinado resultado, representando um resultado lógico da previsão.
Requisitos para umaboa pesquisa
Uma boa pesquisa gera dados confiáveis, que podem ser usados com segurança na tomada de decisão gerencial. As principais características que definem o método científico são:
- Propósito claramente definido;
- Processo de pesquisa detalhado;
- Projeto de pesquisa totalmente planejado;
- Altos padrões éticos aplicados;
- Limitações reveladas francamente;
- Análise adequada às necessidades do tomador de decisão;
- Resultados apresentados de forma não ambígua;
- Conclusões justificadas;
- Experiência refletida do pesquisador na elaboração do relatório.
O relacionamento administrador-pesquisador
Um relacionamento eficaz entre administrador-pesquisador não é alcançado a não ser que ambos cumpram suas respectivas obrigações e que diversas barreiras críticas sejam alcançadas.
Os administradores devem especificar seus problemas e fornecer aos pesquisadores as informações adequadas e o acesso às informações da empresa.
Os pesquisadores devem ter um planejamento de pesquisa criativo, que forneçam respostas a questões empresariais importantes, destacando as implicações que surjam a partir dos resultados.
Os principais conflitos surgidos entre administrador e pesquisador são:
- Lacuna de conhecimento entre o pesquisador e o administrador.
- Isolamento do pesquisador dos administradores.
O valor da pesquisa em administração reside em ajudar a gerência a tomar melhores decisões, ou seja, a pesquisa aplicada em um ambiente empresarial se justifica através da contribuição para o tomador de decisão e para o resultado final da empresa.
Tendências na área de pesquisa, e o que os administradores devem verificar
Tendências positivas
1. Começa a ser reconhecida a importância da participação do pesquisador no planejamento estratégico.
2. Surgimento de retornos para grupos de pesquisas competentes.
Tendências negativas
1. Aumento da pressão por mensuração e retorno rápidos
2. Aumento da pressão para interpretação dos resultados e por recomendações estratégicas.
3. Aumento do desejo de privacidade das informações, reduzindo a cooperação dos respondentes.
4. Percepção da pesquisa como despesa e não como investimento para reduzir a incerteza.
5. Aumento na divergência cultural entre estrategistas de negócios e especialistas em pesquisa.
6. Expectativa das consultorias e afins de que novos contratados tenham recebido treinamento científico de pesquisa na faculdade.
7. Queda ou atraso na transferência intelectual entre a academia e a profissão de pesquisa.
Portanto, vimos que poucas tendências são positivas. A predominância das tendências negativas tornam os administradores que estão familiarizados com metodologia de pesquisa, e que sabem o que faz uma boa pesquisa, muito mais valorizados pelas organizações.
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