Medicina Ayurveda
(Superinteressante)
Ayurveda
Nascido na Índia há 5 mil anos, esse antigo sistema medicinal, o Ayurveda (sânscrito ayus “vida” e veda “conhecimento”) tem como preocupação principal o equilíbrio da saúde. O médico ayurvédico vai além da descrição sintomática, mas parte do resultado de uma longa e relaxante conversa com o paciente. Certamente, para compreender esse sistema é preciso um conhecimento da historia dessa forma de medicina, muito diferente dos preceitos ocidentais comuns. Para isso, comece a relaxar desde já.
Mohenjo Daro (Vale do Rio Indo, Índia, 3000 a.C), cidade descoberta por arqueólogos em 1922, surpreendeu por sua modernidade no que diz respeito a funcionalidade das casas, ruas aparentemente projetadas com exatidão geométrica e, especialmente surpreendente ao apresentar lugares próprios para lixo e instalações sanitárias, diferente de outros pontos de referencia de civilização. Instalações semelhantes só surgiram 2500 anos depois. Esse sistema de higiene influenciou a medicina que surgiu na Índia.
A base do Ayurveda foram os textos criados pela divisão social imposta no Vale do Indo, os Vedas, tradições que passavam de geração a geração, em sânscrito e que detinham o conhecimento cultural dos arianos, mais precisamente o Atharvaveda, composto com referencia direta à fitoterapia.
A influencia do budismo na Índia fez com que os monges tivessem papel importante na disseminação da medicina ayurvédica e sua relação com a medicina chinesa, quando a acupuntura era ensinada e praticada nos mosteiros budistas da Índia, como cita o especialista Aderson Moreira da Rocha – Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda.
Após varias ameaças de extinção, a medicina ayurvédica foi estimulada por Mahatma Gandhi no século 20. No Ocidente, foi divulgada por Vasant Lad e Deepak Chopra.
Diferente da medicina oriental, o ayurveda toma como base a visão holística do mundo. Para o Ayurveda, os sintomas refletem um desequilíbrio corporal global. Quando corpo, sentidos, mente e alma estão equilibrados, a saúde é perfeita.
Essa concepção anunciada pelo Dr. Bokulla Ramachandra Reddy, demonstra a simplicidade do conceito ayuvédico, a relação direta entre o microcosmo interior do homem e o macrocosmo do mundo material. Focado na prevenção, o Ayurveda afirma que, integrado à natureza, o homem será saudável, estará bem, só por “ser”.
O tratamento ayuvédico parte da descoberta dos doshas de cada paciente. Doshas são as três forças de energia fundamentais que formam os princípios psicofisiológicos do corpo, segundo o conceito ayuvédico, vatta (ar e espaço), pitta (fogo e água) e kapha (água e terra).
Considerando que cada individuo tem sua própria proporção de “doshas”, o tratamento é feito de forma única, em quatro etapas: Observação física, avaliação a partir de exames da língua e da urina, perfil psicológico e exame peculiar de pulso.
PRATICA
Identificadas as características físicas e psicológicas, é o momento de utilizar o ayurveda para recuperar o equilíbrio do corpo. Exercícios físicos de acordo com os doshas, dietas de equilíbrio, ioga, meditação, ervas e massagem são parte do conjunto terapêutico do ayurveda. Nada de enlatados, fermentados, refinados. Comida fresca de base vegetal contem “prana” (energia).
O Comitê de Ciência e Tecnologia do Parlamento Britânico afirmou em relatório (2000) que a medicina tradicional indiana bem como a chinesa, é complexo a ponto de não poder ser contestada, tendo em vista a enorme diferença cultural dos mundos.
A idéia de se enxergar o homem individualmente já é uma quase unanimidade nos tempos modernos. O conceito ayurvédico fascina não por sua não comprovação científica ou filosofia simplificada, mas pela visão de Universo que proporciona. Uma verdadeira viagem ao individuo interior, cuja origem se perde no tempo.
Resumos Relacionados
- Drogas, Dieta E Diabetes, Com Ervas
- Salud Perfecta Para Niños: Diez Secretos Ayurvedicos De Salud Que Todos Los Padres Deben Saber
- Descubra Qual é Seu Dosha E Viva Com Mais Saúde
- Ancient Yet Futuristic System Of Healing
- Charaksamhita
|
|