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Linguistica da Norma
(Marcos Bagno)

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Fichamento. BAGNO, Marcos (org.).Lingüística da Norma,São Paulo.Loyola.2002.   Objetivo do texto. Tem como objetivo de estudo a norma, considerando-a um elemento intermediador entre a variação e a mudança. Busca delinear a complexidade dos dialetos em contato com o ambiente do diassistema  Brasileiro,mostrando que o português no Brasil, nas suas variantes, reestrutura uma nova gramática. Tradição normativo-prescritiva. Nasceu da percepção da unidade do grego e desenvolveu um esforço pedagógico para fixar a língua em certo “ideal de pureza” para permitir o estudo dos escritores clássicos gregos e para que ele servisse de modelo a ser seguido, estabelecendo um vertente hegemônico, priorizando o estudo da língua escrita ignorando as variantes faladas. Variante dialetal. As fontes não clássicas para o conhecimento do diassistema latino fizeram com que a mudança da língua no tempo se conjugasse como dialetologia que estuda as variações especiais das línguas. Essas variações e mudanças não deixaram de ser uma das preocupações dos estudiosos da língua. A norma descritiva e a lingüística moderna . A lingüística moderna rompe com a tradição gramatical, quando propõe em um estudo dos seus axiomas a prevalência do falado sobre o escrito, ou seja, qualquer variante de uma língua passa a ser objeto de estudo, sem que uma seja mais importante que a outra. Rompe-se com a postura tradicional de que  só a variedade padrão escrita deve ser objeto da gramática, e esta, de Normativa passa a ser entendida como descritiva. O avanço da Sociolingüística. Esse avanço se funda na conceitualização da língua como sistema heterogêneo, que são fatores intra e extralingüístico, ou seja, fatores estruturais e fatores sociais como: classe, sexo, idade, etnia, escolaridade e estilo. O trabalho em a geração convivente permitiu a sociolingüística apreender mudanças ou difusão de mudanças na estrutura da língua. Sociolingüística contemporânea. A sociolingüística contemporânea explica que qualquer mudança diacrônica implica variação sincrônica. Por essa via, a sociolingüística traz uma nova e complexa abordagem que pode ser definida como um salto qualitativo na compreensão e interpretação dos fenômenos da  variação lingüística. O Projeto NURC. Com base na documentação do projeto pode-se ter um diagnostico sobre os aspectos da variação no português brasileiro como nas variações cultas. A distancia entre a gramática e a tradição normativa. Os fatos sintáticos do português brasileiro evidenciam a distancia entre a gramática vinculada pela tradição normativa prescritiva e os usos reais em variação e mudanças no português brasileiro. Continuum dialetal. E a variação ou dialeto mais simplificado que é a expressão do falante não urbano e não escolarizado e o seu extremo, que é a variedade culta expressa na escrita que persegue o normativismo tradicional. Problemas no ensino do português. A coexistência do sistema variação culta e dialeto criam problemas para o ensino do português observa-se que na sintaxe brasileira não há apenas uma variação sociolingüística mas uma mudança estrutural profunda e intregrada. O papel da escola. Com a mudança estrutural da gramática a criança no processo de aquisição da língua materna, estará exposta a gramática inovadora e será difícil para a escola interferir no uso de variante conservadora. Assim a pratica escolar tem duas possibilidades: a primeira é ensinar o português como uma língua estrangeira, aprofundando a diglossia; a outra é adequar seu instrumento e sua metodologia de ensino da língua materna, a uma realidade lingüística e social.



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