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VIII – O som da Cibercultura. In: CIBERCULTURA
(Pierre Levy)

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VIII – O som da Cibercultura. In: CIBERCULTURA - Pierre Levy

Pierre Levy lembra que a cibercultura dispõe de uma imensa variedade de gêneros artísticos. Um aspecto importante é a interação e a possibilidade de colaboração entre artistas e engenheiros na construção de uma obra, espécie de construção coletiva. Mesmo se o autor e a gravação forem relegados a segundo plano é possível uma grande arte do virtual. A música popular, no passado era produzida e consumida somente localmente. Ultimamente “mundializou-se”. O fenômeno da música de massas tomou rumo mundial, sobretudo, com a possibilidade da gravação, especialmente com o rock e o pop nos anos 60 e 70. A universalização fortaleceu-se especialmente com a música técno. No final dos anos 60 o estúdio de gravação tornou-se o principal instrumento da produção musical. A música técno, com suas inovações e fórmulas dinâmicas, é um exemplo do universal sem totalidade que define a essência da cibercultura.



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