Possibilidade de Instauração do Ser Negro
(OLIVEIRA)
O presente estudo é o resultado de um questionamento sobre a possibilidade de instauração do ser negro num espaço sócio-educativo, administrado pela Instituição Oratório Mamãe Margarida, mantida pela Inspetoria São João Bosco, administrada pela Congregação Salesiana.
Para a viabilização deste, foi realizado um trabalho apoiado em dois aspectos; teórico, enfocando a trajetória histórica da Instituição e num universo empírico composto de jovens pobres predominantemente negros e mestiços na faixa etária de 13 a 15 anos do estrato social baixo de comunidades periféricas. Tais aspectos evidenciam que a real opção é pelos jovens em situação privilegiada no ensino regular que essa mantém (colégio privado), em detrimento dos pobres e negros num plano secundário da Instituição Oratório, ambas mantidas pela Inspetoria. A postura que esta assume, ratifica a discriminação racial no âmbito da Congregação e aponta um comprometimento da educação salesiana a respeito da construção da identidade negra dos jovens.
Para analisar às narrativas instaurados no estudo de campo, nos apropriamos das teorias de Vygotsky e Hasenbalg.
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