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XI – As mutações da educação e a economia do saber. In: CIBERCULTURA
(Pierre Levy)

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XI – As mutações da educação e a economia do saber. In: CIBERCULTURA – Pierre Levy

A demanda por formação é cada vez maior. Essa demanda não somente cresce como também sofre uma profunda mutação. Uma simples tentativa de suprir essa demanda através da massificação não será suficiente, uma vez que, os indivíduos toleram cada vez menos cursos rígidos e uniformes, os quais, não atendem seu trajeto de vida. Para os especialistas, a distinção entre ensino presencial e a distância será cada vez menos pertinente. A direção mais promissora da educação é a aprendizagem cooperativa. Nesse novo contexto a competência do professor deverá ser deslocada de difusor de conhecimentos para a de incentivador das aprendizagens, no acompanhamento e na gestão de trocas de saberes. Até os anos 60 as competências adquiridas por uma pessoa na sua juventude era transmitida aos aprendizes até o final de sua carreira quase inalterada. Hoje, a maioria dos saberes adquiridos no início de uma carreira ficam obsoletos antes mesmo do seu término. A relação com a aprendizagem e produção de conhecimentos, atualmente, não está mais restrito à uma elite. Encontra agora disseminado à massa de pessoas em suas vidas cotidianas e seus trabalhos. O velho esquema, segundo o qual, se aprende uma profissão na juventude para exerce-lo ao longo da vida é posto em questão, como também o próprio conceito de profissão. E o sistema de diplomas parece cada vez menos adequado nos novos tempos.



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