BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O FENÔMENO DA EMPRESA MULTINACIONAL
(Guedes; A.N.)

Publicidade
Os Negócios Internacionais têm sido objeto de pesquisas desde o início do século XX. Dois paradigmas, extensão e gestão além das fronteiras nacionais, têm dominado a maioria dos estudos de Negócios Internacionais nos últimos quarenta anos. Porém, os estudos a respeito de atividades de exportação, de investimento externo direto, de transferência de tecnologia e de gestão de empresas transnacionais foram reconhecidos como pesquisa acadêmica somente nas últimas décadas.
Ao longo dos anos 1980, o escopo da área de Negócios Internacionais foi expandido, e também a dimensão das áreas funcionais da Administração, em face da globalização dos negócios e dos mercados. Somente a partir dessa época o currículo nas escolas de negócios começou a ser atualizado e “internacionalizado”. Atualmente, existe uma diversidade de terminologias aplicadas a esse tipo de empresa, como por exemplo:
- O termo “internacional” é amplamente usado para descrever qualquer empresa com operações em mais de uma nação, cruzando fronteiras e lidando com a diversidade de ambientes fora do país de origem;
- “Multinacional” é utilizada para descrever uma federação de corporações semi-autônomas sob a propriedade de uma empresa cujas ações são negociadas principalmente em uma nação;
- As empresas “globais” são aquelas com elevado grau de integração;
- As “transnacionais” são empresas que procuram o equilíbrio entre as forças de integração global e de adaptação nacional.
Portanto, o estudo dessas empresas engloba distintas áreas de conhecimento, como Economia, Sociologia, Relações Internacionais, Economia Política Internacional, Negócios Internacionais e Gestão Internacional. O importante é expandir a visão, analisando-se as sociedades nas quais as empresas operam, pois o mundo continua fragmentado apesar de algumas afirmações e aspirações sobre homogeneização de mercados e de preferências de consumo perante a globalização.
Existem três âmbitos principais que dizem respeito aos negócios internacionais:
- Problemas que empresas nacionais enfrentam nas conduções de trocas comerciais com países estrangeiros (comércio e pagamentos internacionais);
- Problemas que gerentes enfrentam nos esforços de controlar uma rede internacional (empresas multinacionais), e;
- Práticas de negócios comparativas em países estrangeiros (sistemas nacionais de negócios comparativos).
A globalização não deve ser entendida como um processo harmonioso da sociedade mundial, na qual ocorre convergência crescente de culturas e civilizações. Ao contrário, existem divergências profundas entre as culturas: Ocidental (Estados Unidos, Europa Ocidental e Austrália); Africana; Islâmica; Sínica (China); Hindu (Índia); Ortodoxa (Rússia); Latino Americana; Budista e Japonesa. Há divergências entre esse método de agrupamento de culturas, porém vale ressaltar que a crescente interligação pode gerar novos conflitos, políticas reacionárias e até xenofobia.
Em todo o mundo se verifica uma tendência de concentração em vários setores, por meio de crescimentos orgânicos, fusões, aquisições, joint ventures, franquias e alianças estratégicas. Como resultado dessa concentração, surge algumas corporações gigantes que distribuem suas unidades de produção pelo mundo, mas mantêm um centro estratégico de decisões. Essas corporações tendem a estabelecer com seus concorrentes, também gigantes, acordos de oligopólio em diferentes setores.As grandes corporações têm grande poder de interferência na economia, na política e no desenvolvimento social de diversos países por pressionarem os governos a dificultar a ação dos sindicatos, a realizar investimentos subsidiados e a oferecer uma infra-estrutura necessária às atividades.



Resumos Relacionados


- A Burocracia Institucional Um Entrave Ao Crescimento Das ExportaÇÕes Brasileiras

- O Que é Globalização

- Resumo De Economia Política Internacional

- Relações Internacionais, Uma Abordagem Sociológica!

- O Que é Consultoria Globalizada & Joint Venture



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia