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Impacto da Pesquisa Educacional sobre as práticas escolares
(Alda Judith Alves-Mazzotti)

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Neste texto, a autora pretende analisar a relação entre a pesquisa e a prática educacional, discutindo as principais razões que poderiam explicar a pouca vinculação entre esses dois aspectos. Serão também apresentados problemas nas avaliações da produção de pesquisa na área, dificultando sua apropriação por professores e formuladores de políticas educacionais. Finalmente, questões para reflexão, a fim de buscar soluções que possam ampliar o reduzido impacto da pesquisa na orientação de políticas e práticas educacionais.

A produção acadêmica se ampliou consideravelmente na década de 70, com a criação dos cursos de pós-graduação, em forma de dissertações e teses. Porém desde seu início (1938) a pesquisa em educação no Brasil tem sido objeto de avaliação. Todavia, apesar de muitos anos de avaliação, muitas deficiências ainda são bastante evidentes, tais como: a) pobreza teórico-metodológica na abordagem dos temas, b) pulverização e irrelevância dos temas escolhidos, c) adoção a crítica de modismos na seleção de quadros teórico-metodológicos, d) preocupação com a aplicabilidade imediata dos resultados, e) divulgação restrita dos resultados e pouco impacto sobre as práticas.

O texto tem como idéia central relatar ao leitor o grande desafio da pesquisa como sendo aliar a riqueza proporcionada pelo estudo em profundidade de fenômenos microssociais, contextualizados, à possibilidade de transferência de conhecimentos ou mesmo de hipóteses para outras situações semelhantes. Ou seja, em outras palavras, tentar unir a pesquisa fomentada pela sede do saber profundo às práticas educacionais, onde as diferentes realidades constituirão fatores imprevisíveis para a criação de políticas educacionais.

Por fim, algumas reflexões acerca de impactos da pesquisa educacional sobre as práticas escolares geram discussões. Porém, uma concernente, ressalta a existência de várias mediações entre essas duas instâncias. O que nos faz rever um conceito bastante difundido de que pesquisas educacionais bem fundamentadas teriam aplicabilidade imediata. Ademais, todas as mediações citadas, bem como os obstáculos a elas associados nos ajudam a equacionar o problema do reduzido impacto da pesquisa sobre a prática, e a distribuir melhor o peso desse insucesso, na medida em que alguns dos problemas mencionados não estão no âmbito da pesquisa educacional.



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