A importância da gerência visual A comunicação desempenha um papel fundamental na gerência. Comunicar-se de forma eficiente com a sua equipe, seja informando metas e objetivos, transmitindo experiências, divulgando índices ou enviando uma mensagem de motivação, é uma exigência fundamental nas empresas competitivas e de excelência. Nesse contexto, um aliado vem ganhando espaço, a cada dia, nas empresas: a comunicação visual."Trata-se de uma ferramenta de grande importância para a transmissão de informações dentro da empresa de maneira clara, rápida e envolvente", com custo muito baixo.Definir formas mais eficientes para a comunicação entre a empresa e seus funcionários ou clientes é uma das tarefas do administrador moderno dentro de um conceito global de 'gestão à vista', já em andamento na maioria das empresa". Um dos problemas existentes é a dificuldade de passar, de forma compreensível, as informações gerenciais e institucionais para os funcionários, principalmente para o pessoal de execução. Para solucionar este tipo de problema , todos os programas desenvolvidos, nas áreas de gestão, manutenção e operações, devem ganhar logotipos, com o objetivo de criar uma identidade visual forte para poder ser lembrado 'ad eternum' dentro da organização. Outra solução para a melhoria da comunicação interna é adotar, um sistema de quadros de avisos buscando uma maior visibilidade da gestão. Pode-se criar painéis externos para que todos os funcionários possam acompanhar as metas gerais da empresa colocando também esses mesmos quadros de "gestão à vista" em todas as células de trabalho. "Além de democratizar as informações, os quadros atuam como um verdadeiro mural de comunicação e ponto de convergência dos integrantes de cada célula de produção ou administração". Não existe uma solução pronta ou modelo a ser seguido. " Pode-se contribuir de maneira efetiva na melhoria da gestão, quando o ponto de partida é dado na discussão sobre os problemas empresariais a partir da participação efetiva dos gerentes com seus subordinados". Também pode-se produzir material de divulgação para o público interno, composto por botton, camisa, adesivo para capacete, banners, quadros internos e selos de qualidade. "A comunicação visual confere aos programas de melhoria maior personalidade e visibilidade, aumentando o engajamento dos funcionários". Roberto Garini é consultor de empresas Matemático pelo IME da USP Especialização em técnicas de gestão na J.I.C.A. - Chubo Sangyo Renmey em Nagoya Japãovisite também
[email protected]
http://www.slideshare.net/robertogarini/magnetoplan-gesto-vistajunho