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Antologia Poética (1)
(Carlos Drummond de Andrade)

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Sob o título provisório de Reunião, Drummond publicou em 1969, um volume contendo dez livros de poesia: Alguma poesia (1930), Brejo das almas (1934), Sentimento do mundo (1940), José (1942), A Rosa do povo (1945), Novos poemas (1948), Claro enigma (1951), Fazendeiro do ar (1954), A vida passada a limpo (1959), Lição de coisas (1962).Ao organizar a sua Antologia poética, em 1962, Dmmmond optou por apresentá-la em certos núcleos temáticos, que seriam, segundo suas próprias palavras, certas características, preocupações ou tendências que a condicionam ou definem em conjunto. A Antologia lhe pareceu assim mais vertebrada e, por outro lado, espelho mais fiel.Um eu todo retorcido - Poema de Sete Faces: As sete faces correspondem a sete estrofes, como se fosse um retrato em sete partes. Poema tipicamente modernista, de ruptura com as convenções. Descontínuo, inesperado, coloquial. Escrito com versos livres e com estrofes heterogêneas lrônico: neste poema de descoberta do eu e do mundo Drummond se coloca como gauche — um desajeitado — mas cujo coração transborda, mais vasto que o mundo, com humor desencantado, sarcástico. Com uma secura que represa a emoção. Anti-linca. Observe o tom de confidência da última estrofe, onde o poeta assume a emoção, embora a atribua ao conhaque e à lua...Uma província: esta - Confidência do itabirano e Cidadezinha qualquer: Estes dois poemas são referências para toda a obra de Drummond O primeiro, um autoretrato, e o segundo, um flash de uma cidadezinha qualquer, ambas constituem reelaborações poéticas de sua cidade natal, ltabira. Enquanto em Confidência do itabirano há expressivas antíteses, de ironia amarga e sutil (por exemplo, hábito de sofrer / que tanto me diverte / doce herança itabirana), em Cidadezinha qualquer os verbos no infinitivo, as repetições e uma prosopopéia (Devagar.., as janelas olham) expressam o tédio, a monotonia da vida no interior, que no entanto deixa tanta saudade, como mostram os versos finais, antolôgicos, de Confidência do itabirano. A família que me dei - Infância: Outro antológico poema “itabirano”. Observe que o prosaico, o cotidiano — montar a cavalo, ir para o campo, fazer criança dormir, tomar o café da preta velha, ler histórias — são transformados em elementos poéticos intensamente expressivos, com uma simplicidade essencial, raramente atingida na poesia brasileira. Novamente, versos livres, estrofes heterogênias, linguagem coloquial. Cantar de amigos - Mário de Andrade desce aos infernos (fragmentos): Escrito para a morte de Mário de Andrade, este fragmento já revela a tensão do teto, a intensidade emocional do poema. Tendo como tema o desconcerto diante da morte (observe as imagens da natureza caótica, a repetição no chão, no chão que dá maior ênfase ao desatino, ao desespero), Drummond anuncia um poema futuro no entanto realizado no aqui/agora da perplexidade, da comoção.Amar-Amaro - Mãos dadas: Este é um dos mais fundamentais poemas políticos de todo o Modernismo. Texto engajado, comprometido, participante, e, ao mesmo tempo, de grande força poética. Ritmo intenso, imagens intensas. Observe o tom da fala, de oralidade a linguagem coloquial muito expressiva, acentuada pela pulsação livre dos versos. Na construção do poema, observe a enumeração de negações — que recusam as variadas formas de escapismos românticos, de fuga da realidade. A repetição de palavras, em especial a palavra presente, carrega ainda mais o texto de alta tensão poética.



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