QUAL É O IMPACTO DO NOSSO TRABALHO?
(Simon Batchelor)
QUAL É O IMPACTO DO NOSSO TRABALHO?
Impacto pode ser definido como uma mudança significativa ou duradoura, resultante de uma ação ou de uma série de ações em particular.
Falar sobre impacto envolve muito mais do que simplesmente falar sobre o que fizemos ou as tarefas que concluímos (a nossa produção). Por exemplo, podemos trabalhar com uma comunidade para criar um novo poço para abastecimento de água pública. Discutimos a idéia com a comunidade, fazemos planos sobre como envolvê-la, providenciamos ajuda externa e trabalhamos juntos para cavar o poço. A nossa tarefa está concluída, e existe uma nova fonte de abastecimento de água.
Que impacto o poço causou na comunidade? Poderíamos verificar a qualidade da água. Presumindo-se que a água seja limpa, esta pode causar um impacto na saúde das crianças. As pessoas também podem ter a oportunidade de se lavarem com mais freqüência e ter mais tempo livre.
Pode ter sido a nossa intenção fazer o poço para melhorar a saúde das crianças. Embora a nossa tarefa fosse construir o poço, o nosso propósito ou intenção verdadeira era fornecer água limpa para melhorar a saúde das crianças. Este pode ter sido o objetivo a longo prazo durante o planejamento do projeto.
Como sabemos que fomos nós?
Como saberemos se o nosso trabalho é o motivo de uma mudança? Talvez as comunidades pudessem ter resolvido os problemas de qualquer forma sem a nossa ajuda e as nossas idéias. Talvez o governo também estivesse trabalhando na mesma área com uma campanha de saúde que melhorou a saúde das crianças, e o que achamos que havia sido o impacto dos poços foi, na verdade, uma mudança geral no país.
Trabalhando com comunidades
A melhor maneira de responder a esta pergunta é comparar as comunidades e perguntar a elas próprias. Antes de começarmos a trabalhar em qualquer comunidade, deveríamos fazer uma pesquisa de linha-base em cada uma delas, para nos prepararmos para o nosso trabalho. Mais tarde, podemos fazer uma outra pesquisa e comparar os resultados com os da pesquisa de linha-base em cada local. Naturalmente, eles podem dizer apenas o que acham que queremos ouvir, assim, precisamos de obter informações de formas diferentes, usando uma variedade de pessoas.
Aspectos positivos e negativos
Às vezes, as discussões podem ser muito interessantes e reveladoras. Por exemplo, durante discussões com uma sanitarista, ela pôde dizer quantas crianças foram vacinadas pela sua equipe. Mas quando as pessoas locais foram entrevistadas, elas só falaram sobre como a sanitarista não havia comido a comida deles e como havia sido indelicada com eles. A comunidade estava com medo de que, se dissessem realmente como se sentiam, a organização poderia deixá-los completamente, e eles perderiam os seus serviços de saúde. Ao discutir isto em conjunto, a comunidade encontrou uma nova solidariedade e começou a examinar os seus problemas.
Resumos Relacionados
- Os Verdadeiros LÍderes ComunitÁrios
- A Mensagem Oculta Da Água
- Saúde E Nutrição
- Como Obter água Doce Do Mar?
- A Turma Da Mônica Abaixo A Raiva! Proteja Contra Raiva, Trazer A Morte
|
|