COMO USAR O DINHEIRO NO COTIDIANO
Ocorreu no Studio 5 (Amazonas Shopping Mall) a 65ª palestra do programa “Encontro com Notáveis”. Realizado mensalmente pelo Cieam através do Cetrin (Centro de Treinamento da Indústria), e coordenado pela psicóloga Ana da Luz Monteiro, o programa visa contribuir para o aprimoramento dos recursos humanos do PIM (Pólo Industrial de Manaus) e do capital intelectual da comunidade.
A palestrante deste mês é Glória Maria Pereira, que abordou o tema “As Personalidades do Dinheiro e as Relações Efetivas”. O objetivo da palestra é: 1) descobrir o próprio estilo (inconsciente) de lidar com o dinheiro para melhorar os resultados; 2) compreender a linguagem do dinheiro: essa educação é necessária para facilitar a vida e a utilização do dinheiro; 3) tomar contato com as dificuldades financeiras, que são culturais e fruto de uma não educação financeira, identificando formas de solução; e 4) perceber que não há qualidade de vida sem gestão financeira pessoal e familiar, e que educação financeira é um processo para se desenvolver a vida toda.
A energia do dinheiro é a energia mais poderosa do planeta, aquela que move tudo e todos os interesses entre pessoas, familiares, profissionais, empresas, negócios, países, religiões, continentes. Sem ela, nada funciona no mundo globalizado. O conteúdo da palestra é o seguinte:
1. Os estilos de lidar com o dinheiro:
* consumista ou entesourado;
* desligado do $ ou escravo do $;
* tem raiva de quem tem $ ou confuso com $;
* educado financeiramente.
2. A linguagem do dinheiro e seus 5 verbos ativos
* fazer dinheiro – lei da riqueza ou da multiplicação;
* negociar – comprar e vender;
* lucrar – criar sementes para a sustentabilidade;
* aplicar – para realizar os sonhos e metas;
* investir – para lidar com risco, sem perder o patrimônio.
3. Reflexão sobre o uso estéril e o uso fértil do dinheiro:
* a importância do orçamento pessoal que utiliza os dois lados do cérebro;
* a solução financeira está na forma pessoal de lidar com dinheiro. Para os que estão endividados, se dobrassem o salário mesmo assim continuariam mais endividados;
* o uso estéril e o uso fértil do dinheiro (divisão x multiplicação).
Glória Maria Pereira é consultora de riqueza para empresas, organizações e famílias. É empresária, socióloga, especialista em economia e marketing, com 20 anos de experiência. Certificada em Andragogia (educação para adultos) pela Oise-Universidade de Toronto (Canadá), aperfeiçoou-se na Berkeley University (Califórnia, USA) e na Multiversity de Poona (Índia). Membro da W.B.A. – World Business Academy (Califórnia, USA) e da Ethos Business and Social Responsibility, realiza palestras, workshops, e treinamentos. É diretora da Sinergia Consultores e autora dos livros: “A Energia do Dinheiro” (Editora Campus); “Talento: a linguagem do dinheiro para realização pessoal” (Editora Futura), que figura entre os 10 Melhores Livros da revista Você S.A, e o recém-lançado “As Personalidades do Dinheiro” (Editora Campus).
A palestra tem o apoio das seguintes empresas e entidades: Nokia, Multibrás, Springer, Orbisat, Semp Toshiba, Technos, Unimed, Fujifilm, Electrolux, Proview, Ceam, Philips, Gillette, Microservice, Videolar, BIC, Sanyo, Yamaha, Fucapi, Siemens, Jabil, Honda, Magistral, Dental Plan, Accor, Senai, Sesi, Petrobras e Infraero.
O evento ocorrerá hoje às 18h30 horas, no Studio 5. O valor do investimento é de R$ 35,00.
Inscrições: 3633-3411, ou
[email protected].
Ano da física
O Ano Internacional da Física (2005) vem dando bons frutos editoriais no Brasil. “Einstein – 100 anos da Teoria da Relatividade”, de Andrew Robinson (Editora Campus), é o melhor de todos. Tem produção gráfica primorosa, com muitas fotos raras e textos lapidares de cientistas ilustres como Freeman Dyson (um prefácio com sua habitual clareza), Stephen Hawking, João Magueijo e Steven Weinberg. A segunda parte do livro discute o homem Einstein com Philip Glass (sobre sua música), Arthur C. Clark e outros. Outro livro interessante dessa safra, para quem gostaria de entender um pouco mais sobre “Uma Breve História do Tempo”, é a biografia de Hawking escrita por Michael White e John Gribbin (Editora Record), dois dos melhores jornalistas científicos ingleses. O movimento editorial na área da ciência, induzido pelas comemorações relativas ao Ano Internacional da Física, é fato alvissareiro em um “país de bacharéis” que não privilegia a atividade científica. Não custa lembrar que ciência e tecnologia são os pilares básicos que sustentam a atividade econômica na sociedade do conhecimento.