MARKETING ‘DO MAL’?
(Dr. Joe Vitale)
MARKETING ‘DO MAL’? “Tem anúncio que é como jazz. Dá mais prazer para quem toca do que para quem escuta”. – Rubem Dualibi Conheci ontem um rancheiro que cria búfalos e vende os produtos do bisão. O amor que ele tem por seu trabalho é aparente. Ele jorrava informações sobre o assunto. Por exemplo, eu não sabia que búfalos nunca têm câncer. Ou que a carne de búfalo é mais magra, saudável e melhor para você que qualquer outra carne vermelha. Também não sabia que a carne de búfalo têm menos calorias até do que carne de frango: -- As pessoas não sabem como preparar. Explicou o rancheiro. – Como é uma carne magra, precisa cozinhar lentamente e em fogo baixo. Em seguida, acrescentou: -- As pessoas que fazem a ‘Dieta Paleolítica, também chamada de dieta do homem das cavernas, adoram carne de búfalo. Ajuda-os a perder peso e emagrecer naturalmente, ele disse. – Eu como de meio a um quilo de carne de búfalo, alguns vegetais e estou forte e em forma. Como estou a caminho da saúde e acabo de perder mais de 35 quilos, ouvia tudo avidamente. Estava tão arrebatado por esta nova informação que acabei fazendo um grande pedido ali mesmo. Mas o rancheiro também tinha algumas opiniões curiosas. -- Sou apenas um rancheiro, ele me contou. – Toco meu rancho praticamente sozinho, trabalhando dia e noite, e depois disso tudo, ainda tenho que sair e negociar minhas coisas. Eu quase que odeio isso. -- Você odeia marketing? Perguntei. -- Há poucos dias vi o ator Billy Bob Thornton na tv e ele disse, "Marketing é ''do mal''". -- Interessante, contra ataquei. – A razão de Thornton aparecer na tv foi para fazer o marketing do seu novo filme. -- Bom, eu não gosto de marketing, aquele senhor me disse: – Talvez seja porque não sei como fazer isso. Nesta altura, Nerissa saiu de casa e veio conhecer o rancheiro, que logo lhe ofereceu um pouco de carne seca de búfalo que ele também fabrica. Ele a segurou na frente dela e disse: -- Você come isso e não vai querer comer mais nada o resto do dia. Esta é a comida que mais sacia e é a mais satisfatória que você jamais provou, disse. – Não tem conservantes e é toda natural. Claro que a esta altura eu já queria um pouco da carne seca também. Quando o homem foi tirar o pedido, ele pegou um belo bloco de papel em seu caminhão. Ele já ia apoiando-o sobre o capô do meu BMW quando o impedi, dizendo: -- Por favor, não quero deixar riscos no carro. -- Veja isso... Ele disse, afagando o couro da capa do seu bloco de notas. – Vá em frente e toque nele para sentir como é macio. Foi o que eu fiz. Aquele couro era macio como seda. Então, o rancheiro me fez uma pergunta hipnótica: -- Pode se imaginar indo a uma reunião com um destes sob o braço? Automaticamente, aquela pergunta natural ativou a parte visual do meu cérebro e agarrou-me pela vaidade. Imediatamente, eu queria aquele produto incomum. -- Como posso ter um desses? Perguntei. -- Posso mandar fazer para você, se quiser. Foi assim que pedi um bloco de notas com capa de couro de búfalo. Paguei aquele senhor, apertei sua mão, e ele entrou em seu carro, ainda resmungando algo sobre não gostar de marketing. Ele disse que estava tão atrás em seu aprendizado de marketing que suas praticas deveriam ser pré-históricas. -- Você está fazendo ‘Marketing Paleolítico’, ofereci. Ele riu e pegou a estrada. Parece que nem notou que seu ‘não-marketing’ ajudou-o a fazer um monte de vendas neste dia. Comprei carne fresca, carne-seca e um bloco de notas. Também comprei uma caixa de mel, que esqueci de mencionar. E nada disse foi barato. Já disse antes e direi novamente: Marketing é simplesmente informar entusiasticamente às pessoas mais interessadas em seu produto ou serviço de que ele está disponível. É isso que ensino em meus livros e meu Programa Mentor de Executivos. Vou repetir: Marketing é simplesmente informar entusiasticamente às pessoas mais interessadas em seu produto ou serviço de que ele está disvel. Não tem nada a ver com manipulação. Tem tudo a ver com informação. Quanto mais apaixonada e sinceramente você comunicar sua mensagem, mais hipnótico será o seu marketing. Mas se você tentar negociar com alguém que não tem interesse, sua atitude pode ser tachada ‘do mal’. O rancheiro estava fazendo marketing, mesmo que nunca o admita. O amor por seus produtos era claro como a luz do dia. Ele come búfalos, veste búfalos, cria búfalos e fala de búfalos. Ele não fala de bois, fala de búfalos. E quando ele fala, se as pessoas que ouvem estão, mesmo que remotamente, interessadas em bisões, elas compram. Marketing só é ‘do mal’ quando você mente ou engana pessoas para vender, ou quando sua mensagem não é apropriada para a audiência a que você se dirige. Ninguém jamais deveria fazer este tipo de marketing equivocado. Nunca. Não há desculpas para isso. (Se você não acredita em seu produto ou serviço, então o que está fazendo tentando vendê-lo, afinal?). Sua crença. Quando você divide isso com alguém que acolhe a informação positivamente, é provável que resulte em uma venda. Naturalmente. Facilmente. Sem esforço.
Resumos Relacionados
- O Marketing Multinível Funciona Como O Esperado?
- Como Usar O Marketing De Artigos Para Atrair Mais Clientes
- Http://www.quatrocantos.com/lendas/56_correntes_piramides.htm
- Marketing De Afiliados
- O Que é O Marketing Multinível
|
|