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O PROCESSO DE PENSAMENTO: RACIOCÍNIO CIENTÍFICO
(Cooper; D.R.; Schindler; P.S.)

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Comunicamos nossas mensagens (significados) através de um dos dois tipos de discurso: a exposição e o argumento.
A exposição consiste de declarações que descrevem, sem tentar explicar alguma coisa.
O argumento permite explicar, interpretar, defender, desafiar e explorar o significado. A dedução e a indução são dois tipos de argumentos de grande importância para a pesquisa cientifica.

A Dedução é uma forma de inferência que parece ser conclusiva. Para que uma dedução seja correta ela deve ser verdadeira e ser válida:
a) Dedução verdadeira – as premissas (razões) dadas para a conclusão devem concordar com o mundo real;
b) Dedução válida – a conclusão deve, necessariamente, partir das premissas.
Uma dedução é válida desde que seja impossível que a conclusão seja falsa se as premissas forem verdadeiras.

Na Indução, diferentemente da dedução, não há tal força de relacionamento entre razões e conclusões. Na indução chega-se a uma conclusão a partir de um ou mais fatos em particular, ou de determinadas provas. A conclusão (hipótese) explica os fatos, e os fatos dão suporte à conclusão. É uma explicação, mas há outras que também se ajustam ao fato, tendo chance de serem verdadeiras. Porém exigem confirmações adicionais que são trazidas com mais provas, sendo grande parte do objeto de pesquisa a determinação da natureza das provas necessárias para confirmar ou rejeitar as hipóteses e designar métodos pelos quais descobrir e medir as provas.

A combinação entre indução e dedução é descrito como “movimento duplo do pensamento reflexivo”. Porém, deve-se prestar atenção em que, na maioria das pesquisas, lida-se com hipóteses múltiplas, através das quais os fenômenos em questão são explicados. Então, planeja-se um estudo para testar todas as hipóteses de uma vez.

Pensamento reflexivo e método científico: Indução e dedução, observação e teste de hipótese podem ser combinados de forma sistemática para ilustrar o método científico. Portanto, deve-se compreender que a pesquisa, quando conduzida de forma científica é um processo. O exercício da imaginação na atitude científica é considerado como o “espírito da ciência”, na medida em que libera a orientação criativa permitindo a descoberta. Os principais desafios são capturar o aspecto mais essencial do problema, e selecionar uma técnica que revele um fenômeno em seu estado mais natural.



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