VII - América Latina e Europa como subúrbios de Hollywood. In: CONSUMIDORES E CIDADÃOS
(Néstor Garcia Canclini)
VII - América Latina e Europa como subúrbios de Hollywood. In: CONSUMIDORES E CIDADÃOS - Néstor Garcia Canclini
Canclini analisa a América Latina e Europa como subúrbios de Hollywood. Diz Canclini que; para os EUA, os entretenimentos devem ser tratados como um negócio: não só por que o são de fato, mas porque constituem para esse país a segunda fonte de rendimentos entre todas as suas exportações, depois da indústria aeroespacial. Canclini cita como exemplo o volume exportado e as programações mercadológicas dos cinemas e televisões norte-americanos. Canclini ressalta a hegemonia norte-americana, da afirmação da sua língua e da sua cultura. Relata que o espaço midiátido nos EUA cedem espaço quase que exclusivamente para o que é produzido neste país. O autor relata que "a produção audiovisual de informação e entretenimento está majoritariamente em mãos americanas, enquanto 70% das vendas mundiais de aparelhos eletrônicos para o grande público são controladas por firmas japonesas". O autor acredita que a Europa está despreparada para enfrentar a comunicação de massa tanto quanto a América Latina. E a hegemonia norte-americana é ainda maior no controle da informática e telemática. Canclini conclui salientando a necessidade de se pensar numa mobilização geral para a efetivação de políticas de regulação e promoção pública da cultura latino-americana.
Resumos Relacionados
- Iii – México: A Globalização Cultural Numa Cidade Que Se Desintegra. In: Consumidores E CidadÃos
- V – Narrar O Multiculturalismo. In: Consumidores E CidadÃos
- Vi-as Identidades Como Espetáculo Multimídia: In: Consumidores E CidadÃos
- Ii – O Consumo Serve Para Pensar. In: Consumidores E CidadÃos
- I – Consumidores Do Século Xxi, Cidadãos Do Xiii. In: Consumidores E CidadÃos
|
|