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Filosofia
(Aristóteles)

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ÉTICA A NICÔMACO – Aristóteles Observação: Os comentários que se seguem referem-se ao Livro I da Ética a Nicômaco “(...) Se existe então, para as coisas que fazemos, algum fim que desejamos por si mesmo e tudo o mais é desejado por causa dele (...) evidentemente tal fim de ser o bem, ou melhor, o sumo bem.(...) E ao que parece, ele é objeto da ciência mais prestigiosa e que prevalece sobre tudo (a ciência política) (...)” (in Ética a Nicômaco – Aristóteles- págs 17 e 18) O trecho que reproduzimos acima da obra de Aristóteles nos parece conter os conceitos fundamentais que ele irá desenvolver ao longo de suas reflexões sobre a ética. Neste sentido vale buscar aprofundarmos um pouco mais no percurso que Aristóteles faz ao versar sobre as práticas humanas, como ações que tem a si mesmas o seu sentido e sendo seu estudo realizado pela Ética. Mas porque Aristóteles considera o estudo destas práticas como o objeto da Ciência Política? O conceito de Ética aqui expresso já possui um foco: se as ações dos indivíduos têm um sentido, ele não é outro que o “sumo bem”; as virtudes relacionadas a esta prática humana, tais como coragem, generosidade, fidelidade, lealdade, clemência, prudência, amizade, justiça, modéstia, honradez, temperança só se consolida em uma dimensão relacional. Ao longo do desenvolvimento de suas idéias Aristóteles reforça o conceito o valor a vida em sociedade (tribo, família e polis) como uma forma superior de realização das virtudes e afirmação da ética. Segundo nos diz a professora Marilene Chauí para Aristóteles, como para todo grego da época clássica, a política é superior à ética, pois a verdadeira liberdade, sem a qual não pode haver vida virtuosa, só é conseguida na polis. Por isso, a finalidade da política é a vida justa, a vida boa e bela, a vida livre. Embora não haja uma referência explícita ao conceito é possível identificar a ética aristotélica como resultante de uma práxis e, o estudo da ciência política dirigido, não para um conhecimento abstrato das noções morais, mas para a própria ação moral. Na classificação dos campos de conhecimento existe um espaço específico para a Ética, investigada pelas chamadas Ciências Práticas. Este é o campo da ciências que estudam as práticas humanas enquanto ações que têm nelas mesmas seu próprio fim, isto é, a finalidade da ação se realiza nela mesma, é o próprio ato realizado (diferente das Ciências Produtivas e das Ciências Teóricas).



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