DÊ PREFERÊNCIA A CARNES DE PEIXES E DE AVES
(Saúde em Movimento; Jerson)
DÊ PREFERÊNCIA A CARNES DE PEIXES E DE AVES
Os que apreciam carnes devem dar preferência às brancas: em primeiro lugar, à de peixes; depois, à de aves (criadas soltas).
As carnes vermelhas contêm aditivos tóxicos, como antibióticos, corantes, conservantes, hormônios femininos, vacinas e outros produtos químicos empregados desde a criação até o abate do gado. As vísceras (fígado, rins etc.) são as partes mais contaminadas. Com vantagens as carnes podem ser substituídas por um regime ovo-lacto-vegetariano ou lacto-vegetariano, sob orientação médica. Não sendo possível abster-se de carnes vermelhas, ingeri-las somente uma vez por semana, dando preferência à carne magra do gado, acompanhada de agrião ou de salsa, para desintoxicar o organismo.
Já os ovos podem ser consumidos 3 vezes por semana em dias alternados. São recomendados os ovos de galinha caipira, criada solta e galada. Os ovos "fecundados" ou "fertilizados" são mais ricos em nutrientes do que os ovos de granja, que começam a se decompor 48 horas após a postura. Hortaliças passadas em massa de ovo fritas, além de gostosas são nutritivas.
As gorduras ou lipídeos (abacate, bacalhau, caviar, gema de ovo, gorduras animais, leite, manteiga, nata, óleos, oleaginosas, pele de frango, queijo, sardinhas, vísceras etc.) têm função de reserva energética, de absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), de manutenção térmica, de sustentação de órgãos etc. Em excesso os lipídeos podem dar origem a arteriosclerose, angina, derrame, hipertensão, enfarte. O melhor período para ingestão de alimentos ricos em gorduras é o da manhã, até o horário do almoço ou das 15h. O tão temível colesterol (com limites normais até 200 mg %) é a substância a partir da qual o organismo sintetiza a cortisona, a vitamina D, os hormônios sexuais (femininos e masculinos) e os sais biliares, sendo estes últimos importantes na digestão das gorduras. Deve-se dar preferência às gorduras vegetais. A lecitina, o farelo de trigo e óleos de girassol, de milho e de oliva combatem a arteriosclerose e o colesterol e têm ação antilipídica.
Vale lembrar que em frituras o óleo não deve ser utilizado mais de uma vez, pois se torna tóxico.É saudável e recomendável, ao menos um dia por semana (nas 24 horas da lunação) fazer uma desintoxicação do fígado e do organismo em geral por meio de uma dieta sem açúcar e sem sal, à base de líquidos. É simples: água à vontade, chás (banchá, erva-cidreira , hortelã, jasmim etc.), leite ou derivados (coalhada ou iogurte), suco de frutas (ou de verduras), caldos ou sopas (de legumes e verduras) etc. Se preferir, intercale frutas a cada 3 horas ou então frutas no almoço e hortaliças no jantar. Pode-se prolongar o tempo de desintoxicação principalmente no verão ou em dias quentes, ou mesmo fazer uma maior purificação através do jejum total a base de água (ou água com limão) com repouso relativo e sob orientação médica.
Resumos Relacionados
- Alimentos E Suas Vitaminas
- O "bom Colesterol" E O "mau Colesterol"
- Tudo Sobre As Vitaminas
- Vitaminas
- Dietas Para Cada Estação Do Ano
|
|