Bossa Nova - Origens e Forma
(Vários)
Bossa Nova
Bossa em português, segundo a Enciclopédia Delta Larousse, quer dizer uma pequena protuberância deixada ou formada em qualquer superfície fora da linha de prumo, podendo acontecer no solo, numa pequena elevação de terra e até no nosso corpo humano. No sentido figurado, quer dizer, uma habilidade de vocação no jeito de agradar, de chamar a atenção, enfim, uma lábia para uma causa. Nova, quer dizer uma novidade que agrade a todos, inserindo tipos de música e até mesmo composição poética de outras pessoas - compositores ou não.
A Bossa Nova tido como um movimento musical popular, iniciado em 1956 na Guanabara no Brasil , como renovação harmônica, melódica e rítmica da música popular em que predominavam boleros e sambas canções sofreu influências da música de jazz e erudita do período renascentista. Mas embora a Bossa Nova use recursos do jazz (principalmente do be-bop), estes são adaptados a ela e não há uma tradução direta. O que existe é uma apropriação, uma recriação, uma reciclagem, um diálogo que se tornou bi-direcional, de tal forma que hoje em dia a Bossa Nova influencia não só o próprio jazz mas também a música pop e latina em geral. Seu ritmo de samba foi inovado pelo violonista, cantor e compositor, João Gilberto; suave, discreto, com divisão rítmica diferente da do samba tradicional. A melodia tipicamente mais sofisticadas do que nas canções antigas são fortemente não-diatônicas. Outras tem melodias simples, porém usando uma grande complexidade rítmica. A classificação tradicional dos acordes como consonantes ou dissonantes dá lugar aos conceitos de maior e menor tensão harmônico-tonal. Na verdade, os acordes consonantes passam a ser, quase sempre, evitados e são substituídos por seus equivalentes mais “tensos”. Os acordes passam a desempenhar dupla função: harmônica (dão a orientação e a sustentação harmônica) e percussiva, sublinhando as batidas rítmicas. As letras das músicas procuram uma linguagem mais próxima do coloquial, um lirismo mais intimista. A concepção do canto na Bossa Nova é coll sem procura de efeitos ou arroubos melodramáticos, sem demonstrações de virtuosismo, sem malabarismos. Juntamente, o compositor Antônio Carlos Jobim e o poeta Vinícius de Moraes foram os nomes dos que co-iniciaram o movimento. Este último garantiu a valorização literária das músicas, com novos temas e formas.
Adotada por um grupo de jovens, a eles se deve a força do movimento pela divulgação feita em shows estudantis, a Bossa Nova se consagrou como movimento. Desse grupo constam: Carlos Lira, Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal, Oscar Castro Neves e seus irmãos Ico, Leo e Mario, Luiz Eça, Alayde Costa, Loverci Fiorini e Nara Leão.
O novo estilo foi tal que os artistas famosos dos EUA como: Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie, Nat King Cole fizeram questão de incorporar no seu repertório músicas de Bossa Nova. Começou assim uma divulgação progressiva da música popular brasileira que chegou a influenciar a própria música norte-americana. Com a realização de um concerto dessa música no Larnegie Hall, de New York em 21/11/92 nos EUA, a música popular brasileira passou a ter sucesso internacional.
A Bossa Nova é hoje conhecida no mundo inteiro, tendo o maior cantor norte-americano em três gerações hoje já falecido– Frank Sinatra – gravado em disco somente por músicas brasileiras, com a participação de Antônio Carlos Jobim. O conjunto de Sérgio Mendes, Brasil 66, também já representou os EUA em festivais internacionais de música popular na Europa em 1969.
Resumos Relacionados
- Bossa Nova -joÃo Gilberto - Tom Jobim - VinÍcius De Moraes
- Musica Brasileira Samba E Bossa-nova
- 80 Anos De João Gilberto
- Art Pepper - Desafinado
- Latin Jazz - Parte 6
|
|