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Produção de Texto
(Julie Pires e Renata Vilanova Lima)

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O autor introduz o tema a ser abordado utilizando um fragmento do livro de Machado de Assis,
Memórias póstumas de Brás Cubas, que relata o desastre do qual a personagem central/narrador fora
vítima, quando o jumento em que vinha montado empacou e quase o arremessou fora da sela, tendo
ficado preso apenas pelo pé esquerdo. Em seguida, o animal iria disparar pela estrada não fosse um
almocrevei que passava e o segurou. Surge um conflito para a personagem central, sobre a
recompensa que destinaria aquele almocreve “que salvou sua vida” e, após a decisão tomada, o relato
termina com a sua partida, cogitando se realmente deveria ter recompensado o almocreve com uma
moeda da prata ou fora perdulário em sua atitude.
A partir desta breve narrativa, Cardoso afirma ser a capacidade de narração intrínseca ao ser
humano. Tanto o homem civilizado quanto o primitivo sempre criaram suas narrativas de fatos do
cotidiano ou transformaram fenômenos da natureza em lendas, histórias e contos.
Todos esses eventos relatados pelo homem acontecem em sucessão num determinado espaço de
tempo. Desta forma, o tempo, que também é intrínseco às relações humanas, se torna elemento
indispensável à construção das narrativas.
O gráfico abaixo sistematiza a noção de que um evento pode ser diluído em uma série de
acontecimentos marginais, que evoluem desde o começo da narrativa. Considerando o exemplo do
autor: “a história de um acidente é um acontecimento (conjunto universo) que se dilui em subconjuntos
que vão evoluindo desde que os carros se chocam num cruzamento” (Cardoso, 2001, p. 35)
Os textos narrativos literários são classificáveis em diversos gêneros. Os clássicos são: a epopéiaii,
poema épico ou longa narrativa em prosa que exalta os feitos memoráveis de um herói histórico ou
lendário; o romance, prosa mais ou menos longa, na qual se narram fatos imaginário, cujo interesse pode
estar no relato de aventuras, no estudo de costumes ou tipos psicológicos, na crítica social etc; o drama,
forma ou narrativa em que se figura ou imita a ação direta dos indivíduos, texto escrito para ser encenado.
Podem ser citados outros gêneros, derivados destes, como: a tragédia, a comédia, a canção, o conto.



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