BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A ORGANIZAÇÃO SOCIAL EM PLATÃO
(filosofolionessantos)

Publicidade
A ORGANIZAÇÃO SOCIAL EM PLATÃO

Para os gregos, era impossível conceber o homem em estado de isolamento. Eles consideravam a sociedade como algo que brota necessariamente da mesma condição da natureza humana. Para Platão não poderia ser diferente. Platão afirma que para o ser humano viver humanamente digno, necessita da ajuda e da cooperação de seus semelhantes. Platão conceitua o ser humano como "um animal essencialmente social". Platão assinala como principal fator que origina a sociabilidade do indivíduo e, consequentemente, a organização da sociedade: o fator econômico (fato que posteriormente foi combatido pelo seu discípulo Aristóteles). Segundo Platão, o agrupamento de pessoas se dá em razão de necessidades econômicas. Assim as cidades vão sendo constituídas. A sociedade, ou seja, a organização social brota de maneira espontânea. As diversas necessidades materiais como por exemplo: alimentação, vestuário e moradia dão origem a várias outras. Nesse contexto, cada ofício criado para suprir uma necessidade específica produz a necessidade de outro ofício. Assim sucessivamente. A cidade conforme vai crescendo, aparece novas necessidades que vão sendo geradas com o refinamento da vida. O crescimento da cidade produz a necessidade de uma outra função especializada: os guardiães para protegê-la em caso de choques com outras cidades que por sua vez trilhará o mesmo processo de crescimento e organização. A própria vida da cidade exige outra função importantíssima: a dos governantes. Essa função deverá ser exercida por um grupo seleto de cidadãos, cuja missão será a de regular as relações sociais. O bem comum da cidade deve sobrepor a bens particulares. Para Platão, o bom governante é aquele que considera seu próprio interesse subordinado ao interesse do Estado. Portanto, a política é a arte de cuidar do todo, sendo a sua finalidade o bem geral dos cidadãos. Para Platão, da divisão do trabalho origina a divisão das classes sociais. Cada uma dessas classes deve lhes corresponder uma função distinta, de acordo com sua aptidão. Tudo isso deve contribuir para o bem comum.Platão afirma que "cada um deve atender nas coisas da cidade àquilo para o qual sua natureza esteja melhor dotada." Platão como pensador político não tinha como finalidade propor e/ou atingir a democracia nem a liberdade entendida como tal, mas, seu objetivo, ou ideal, era propor a construção de um Estado organizado de forma harmônica, livre de perturbações e de disputas de classes. Para melhor compreensão desse sistema de organização social Platão propôs na República o famoso plano de uma sociedade dividida em três classes principais correspondentes às funções da alma: o elemento apetitoso, o elemento corajoso e o elemento racional. A primeira classe seria representada pelo elemento apetitoso. Seria formada pela classe mais baixa composta por lavradores, comerciantes, navegantes e artesãos. A função dessa classe seria a produção e a distribuição dos bens materiais para a manutenção da vida na cidade. Essa classe poderia ter/possuir bens particulares e construir famílias. A segunda classe, formada pelo elemento coragem seria composta pelos soldados ou militares. Sua missão seria a proteção da cidade. A essa classe deveria dar uma educação especial, e dela, sairiam por um processo de seleção, os membros da terceira classe, destinados a exercer as funções de governo.A terceira classe compreenderia o elemento racional, e seria composta por uma aristocracia que, devido a sua aptidão para a filosofia, exerceriam as funções do governo. Essa classe teria a missão de legislar e velar pelo cumprimento das leis.Teria a missão de organizar a educação e administrar a cidade. Teria poder absoluto sobre as classes inferiores. Seus membros deveriam ser prudentes e sábios, ou melhor, os governantes deveriam ser filósofos.De cada uma dessas classes esperava-se a realização das tarefas para as quais tenha maior aptidão. A cidade seria um grande todo integrada por indivíduos com atividades e interesses muito distintos, mas com um funcionamento ordenadamente e harmónico. Pois, segundo Platão, não seria possível pensar uma entidade social se entre suas diversas partes não reinasse uma ordem rigorosa que reduzisse a diversidade à unidade, responsabilizando cada parte pela função que lhe corresponde dentro da totalidade. No Estado perfeito é imprescindível as quatros virtudes: a prudência, a temperança, o valor e a justiça que são a garantia e salvaguarda do bem comum.



Resumos Relacionados


- Pensamento Político De Platão

- Formas De Governo Segundo PlatÃo

- O Conceito De Política Em Aristóteles

- A EducaÇÃo Das Classes Que CompÕem A OrganizaÇÃo Do Estado Segundo PlatÃo

- Estado E Educação Em Platão



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia