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A EDUCAÇÃO DAS CLASSES QUE COMPÕEM A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO SEGUNDO PLATÃO
(filosofolionessantos)

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A EDUCAÇÃO DAS CLASSES QUE COMPÕEM A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO SEGUNDO PLATÃO

O Estado se encarregaria das crianças desde o nascimento.A educação seria paralela e comum aos dois sexos.As mulheres se equiparariam aos homens por completo na ocupação de cargos públicos.Prestariam o serviço militar normalmente e iriam a guerra se preciso fosse.Para a primeira classe (produtores e distribuidores de bens) Platão não prescreve nenhuma educação especial. Somente para os membros pertencentes as duas classes mais superiores.Para essas, Platão propõe uma educação que compreende dois ciclos: um elementar, composto pelos guardiães, e outro superior.Todas as crianças deverão passar pela primeira fase da educação.Essa fase é pouco complicada e não está sujeita a nenhum programa fixo especial. Consiste sobretudo em exercícios de ginastica rítimica ao som da música. A função da ginástica é adestrar o corpo, enquanto que a música acalma as paixões.Esse primeiro ciclo encerra quando os garotos atingem cerca de 20 anos.Aos 20 anos se realiza uma seleção. Os menos aptos permanecem na condição de guardiães auxiliares. Os outros mais aptos permanecem estudando intensamente por mais 10 anos.Esse estudo será das disciplinas propedêuticas, úteis para a arte da guerra. Tais disciplinas compreende: a Aritimética ou ciência dos números, a Logística ou ciência do cálculo, a Geometria plana ou ciência das superfícies, a Estereometria ou ciência dos volumes, a Astronomia ou ciência dos sólidos em movimento e a Música.Aos 30 anos é realizada outra seleção. Dessa é que sairão os governantes. Seguirão estudando por mais 5 anos, o estudo da Dialética ou teoria das Idéias que é o grau de formação mais avançado.Após isso, ocuparão cargos secundários no governo até chegar aos 50 anos para assumir os cargos máximos na administração. Somente a classe inferior (produtores e distribuidores de bens materiais) poderiam possuir bens e famílias particulares.As classes de guardiães e de governantes não deveriam possuir bens próprios. Residiriam em edifícios de propriedade do Estado e seriam mantidos pelo Estado.Também não teriam esposas individuais. As mulheres seriam comuns a todos e nenhuma criança saberia quem é seu pai. As crianças seriam propriedades do Estado.



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