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Os Candomblés da Bahia
(LIMA; Fábio Batista)

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CANDOMBLÉINTRODUÇÃOAs Casas No Brasil, em cada templo religioso são cultuados todos os Orixás, diferenciando que nas casas grandes tem um quarto separado para cada Orixá, nas casas menores são cultuados em um único quarto de santo (termo usado para designar o quarto onde são cultuados os Orixás). Os Mitos Dificilmente se lê um livro ou artigo sobre as religiões dos orixás sem que um ou mais mitos sejam citados, uma vez que os valores e ritos dessas religiões repousam num conhecimento místico. No Candomblé e em outras variantes regionais da religião dos Orixás no Brasil, na África e em Cuba, os mitos justificam papéis e atributos dos Orixás, explicam a ocorrência de fatos dos dia-a-dia e legitimam as práticas rituais, desde as fórmulas iniciativas, oraculares e sacrificais até a coreografia das danças sagradas, definindo cores, objetos, alimentos, etc. A associação a algum desses aspectos é que dá vida ao mito, é sua prova de sentido.CONCEITOEtimologia da palavra Candomblé É uma palavra de origem Yoruba que significa festa, ou nome que se dá ao local onde são realizadas as festas. Esse termo acabou por designar o conjunto de crenças religiosas das diversas etnias africanas, reunidas no Brasil em conseqüência do processo de escravidão. Nasce o Candomblé "Os humanos faziam oferendas aos Orixás, convidando-os a Terra, aos corpos das "iaôs". Então os Orixás vinham e tomavam seus cavalos. E enquanto os homens tocavam seus tambores, vibrando os batas e agogôs, soando os xequerês e adjás, enquanto os homens cantavam e davam vivas e aplaudiam, convidando todos os humanos iniciados para a roda do "xirê", os orixás dançavam, dançavam e dançavam. Os Orixás estavam felizes. Na roda das feitas, no corpo das iaôs, eles dançavam, dançavam e dançavam. Estava inventado o Candomblé." No Brasil Este culto, no Brasil, é similar ao culto praticado na África, em que o principal quesito para se ingressar em seus mistérios seria a iniciação. Na África a iniciação é feita vezes em plena floresta, no Brasil foram estabelecidas mini África, ou seja, a casa de culto teria todos os orixás africanos juntos, ao contrário da África, no qual cada orixá está ligado a uma aldeia, ou cidade. A palavra Candomblé possui dois significados entre os diversos pesquisadores, o primeiro seria que o Candomblé seria uma modificação fonética de "Candonbé", um tipo de atabaque utilizado pelos Angolanos; ou seria "Candonbidé", que quer dizer "ato de louvar, pedir por alguém ou por alguma coisa". Nos dias atuais, a palavra Candomblé revela-se no Brasil como o culto afro-brasileiro, ou melhor, a cultura africana no território brasileiro.NAÇÃOOrigem Por ele ter passado a definir o modelo de cada tribo ou região africana, além de forma complementar de culto, a palavra nação foi inserida para delimitar aquele ou outro Candomblé, apesar de não existir como um termo político. Pois, lá esse termo é desconhecido. Nações mais conhecidas Exemplos dessas nações são: Candomblé da Nação Jeje, Angola, Congo, Nação Muxicongo e Ketu. Sendo que o Candomblé da Nação de Angola e Ketu ou Alaketu são mais praticados aqui no Brasil. Ketu era uma cidade e esses yorubás por terem perdido para os Jejes em uma batalha, tornaram-se escravos desses povos, assim foram vendidos e vendidos para o Brasil. Daí a sua cultura (conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais, característicos de uma sociedade) ser presente no Brasil. ORIXÁSCandomblé da Nação Ketu Os Orixás do Ketu são basicamente os da Mitologia Yoruba. As crenças são parecidas com as demais nações do Candomblé em termos gerais. Os mais conhecidos são: Olorun é o Deus supremo, que criou as divindades, Orishas (orixás); Exu guardião dos templos, casas, cidades e das pessoas; Ogum o orixá do ferro, guerra, fogo e da tecnologia; Oxossi, o orixá da caça e da fartura; Xangô o orixá do fogo e trovão, protetor da justiça; Obaluaiyê o orixá das doenças epidérmicas e pragas; Oxum orixá feminino dos rios, dos ventos, relâmpagos; Iemanjá orixá feminino, um dos mais conhecidos, dos lagos, mares e fertilidade, mãe de muitos Orixás; Oxalá é um nome genérico para vários Orixás Funfun (brancos), etc. Relação dos Orixás com a Igreja O sincretismo entre os Orixás e os Santos Católicos é muito forte, tanto que é feita uma relação entre eles, por não poderem diretamente cultuar seus orixás.CONTROVÉRSIAS HISTÓRICASNas pesquisas realizadas foi encontrado um relato de Mãe Stella de Oxóssi, no qual ela criticava essa relação que é feita entre os Orixás e os Santos católicos. Leia a reportagem e veja argumentação dessa Iyalorixá muito respeitada e avessa à imprensa e a publicidade falaram para o Jornal da Bahia, explicando a sua posição e de muitas outras mães-de-santo respeitada, como Mãe Menininha do Gantois, Olga do Alaketu, Tete de Yansã. Leia: "- Os Santos e imagens católicas têm seus valores. Nós não estamos a fim de deixar de acreditar, por exemplo, em Santa Bárbara. Um espírito elevado, sem dúvida. Mas sabemos que Iansã é uma outra energia, não é Sta. Bárbara. Religião não se impõe, depende da consciência de cada um. Mas queremos respeito com o Candomblé. Não tem nada a ver, por exemplo, arriar-se comida de Iansã nos pés da imagem de Sta. Bárbara. Não tem sentido. A comida é de Iansã, é outra energia, completamente diferente do que é Sta. Bárbara, entende?"



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