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COMPONENTES DA TEORIA
(COOPER; D.R.; SCHINDLER; P.S.)

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Os principais componentes da teoria, também chamados “blocos de construção da teoria” são os conceitos, os constructos e as definições.

Conceitos: é o conjunto geralmente aceito (senso comum) de significados ou características associados com certos fatos, objetos, condições, situações e comportamentos. Criamos hipóteses usando conceitos. O sucesso da pesquisa se baseia na clareza de nossa conceitualização, e em fazer com que os outros entendam claramente os conceitos que usamos É realmente um desafio! Uma das dificuldades no uso dos conceitos diz respeito aos significados diferentes que as pessoas dão a determinados rótulos (exemplos: família, unidade de moradia, usuário regular, transações de varejo). Os conceitos são chamados de constructos sempre que envolvem um nível de abstração.

Constructos: imagem ou idéia inventada especificamente para uma determinada pesquisa e/ou criação de teoria. Os constructos são elaborados quando a idéia ou imagem que pretendemos transmitir não está diretamente sujeita à observação, sendo mais difíceis de observar e sua medição é mais complexa. Exemplos na área de Recursos Humanos: constructo de qualidade de apresentação dos trabalhos (quantidade de erros, precisão do formato, velocidade de digitação de um texto, etc. Outro exemplo de constructo é o “interesse no trabalho”.

Definições: são formas de reduzir o perigo da confusão sobre o significado dos conceitos.

- Definições de dicionário: conceitos definidos como sinônimos. Não são adequadas para a pesquisa, que necessita de mensurar conceitos e constructos, exigindo definições mais rigorosas.
- Definições operacionais: declaradas em termos de testes específicos ou critérios de medida. Devem especificar as características e como elas devem ser observadas. Assim como as definições de dicionário, também apresentam alguns problemas. A definição operacional pode ser muito estreita, limitada, e não ser de forma alguma similar ao que outra pessoa poderia usar ao pesquisar o mesmo tópico. Também é difícil lidar com constructos que têm poucos referentes empíricos, através dos quais poderiam confirmar que uma definição operacional de fato mensura o que se espera.

Variáveis: na prática, o termo variável é usado como sinônimo para constructo, ou propriedade em estudo, sendo um símbolo para o qual atribuímos numerais ou valores.
Variáveis dicotômicas: assumem dois valores, indicando ausência ou presença de uma propriedade. Exemplos: 0-1, sim-não, empregado-desempregado.
Variáveis distintas: são aquelas que produzem dados que podem ser encaixadas em categorias de valores possíveis. Exemplos: Chevrolet=5, Honda=6 (não há opção para 5,5).
Variáveis contínuas: possuem valores dentro de determinados níveis, e em alguns casos podem ser infinitas. Exemplos: idade, temperatura, renda etc.

As variáveis podem ser do tipo independente, dependente, moderadora, estranha e interveniente.
Variáveis independentes (VI) e dependentes (VD): indicam a relação entre as variáveis. Exemplos: uma VI (estímulo) “faz com que” ocorra uma VD (resposta).
Variável moderadora (VM): é uma segunda variável interdependente que é incluída porque pode ter uma contribuição significante ou um efeito contingente na relação VI-VD originalmente declarada. Exemplo: a introdução da semana de trabalho de quatro dias (VI) vai gerar aumento de produtividade (VD), especialmente entre os trabalhadores mais jovens (VM).
Variáveis estranhas (VE): compreende uma gama de variáveis que podem afetar uma determinada relação, mas a maioria delas pode ser ignorada. Outras podem ser importantes, mas seu impacto ocorre de forma aleatória, tendo pouco efeito. Um exemplo de VE significativa é o controle.
Variáveis intervenientes (VIV): é um mecanismo conceitual através do qual a VI e VM podem afetar VD, ou seja, VIV pode ser definida como o fator que teoricamente afeta o fenômeno observado, mas não pode ser visto, mensurado ou manipulado; seu efeito deve ser inferido dos efeitos das VI e VM no fenômeno observado. Exemplo: uma campanha promocional (VI) vai aumentar a atividade de poupança (VD), especialmente quando forem oferecidos prêmios (VM), mas, sobretudo entre os pequenos poupadores, (controle-VE). Os resultados são gerados pelo aumento na motivação para poupar (VIV).



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