Sukhoy Su-3
(E.R. Hickel)
Caça interceptador monoposto Su-1 (I-330)/Su-3 (I-360). O projeto inicial do Su-1 era para um caça interceptador de grande altitude. Tinha o armamento padrão soviético para aeronaves com motor resfriado a líquido: um canhão, disparando pelo eixo da hélice, e um par de metralhadoras sincronizadas. A fuselagem era de madeira e as asas de duralumínio. O trem de pouso era escamoteável para trás, com um giro de 90º na roda, assim como a roda de bequilha. O primeiro protótipo voou em agosto de 1940. Até que o desempenho foi satisfatório, porém os turbo-alimentadores TK-2, necessários para completar outros exemplares, estavam em falta e não puderam ser entregues antes da invasão alemã. Os problemas com a falta de turbo-alimentadores e a evacuação da fábrica levaram ao cancelamento do programa de desenvolvimento do Su-1. Apenas um exemplar acabou sendo construído. O Su-3 foi o desenvolvimento posterior do Su-1. Porém as mudanças não incluíram a substituição dos turbo-alimentadores, apenas modificações nas asas, que pouco contribuíram para melhorar o desempenho. Um protótipo ficou pronto em 1941, porém só pode ser testado a partir de 1942, após a evacuação para o interior. Os testes de vôo jamais terminaram devido ao problema dos turbo-alimentadores. O modelo Su-3 (I-360) tinha um motor M-105-P com 1.100HP de potência. A envergadura era de 10,10m e o comprimento de 8,42m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.990Kg; atingia a velocidade máxima de 638Km/h, com alcance de 700Km e teto de 11.900m. A aeronave estava equipada com duas metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) mais um canhão de 20mm.
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