Yakovlev Yak-1
(E.R. Hickel)
Caça monoposto Yak-1 (I-26). Em 1939, o governo soviético publicou especificações para um novo caça. Surpreendentemente, o melhor dos quatro protótipos concorrentes foi o do jovem Alexandre S. Yakovlev, que até então havia projetado somente planadores e máquinas esportivas. Seu Ya-26 granjeou-lhe fama e riqueza e, em junho de 1941, foi liberado para produção como sendo o principal caça soviético. Por essa época, sua designação foi mudada de I-26 para Yak-1, de acordo com a nova política de designação por fabricante, em lugar da função do aparelho. No mesmo mês, as tropas alemãs invadiram pelo oeste e toda fábrica instalou-se em Kamensk-Uralsk, 1.600 km para leste. A despeito disso, o atraso na fabricação foi apenas de cerca de seis semanas e aproximadamente 500 Yak-1 estavam em ação no final de 1941. Com asa de madeira e estrutura constituída de tubos de aço, o Yak era um aparelho sólido e de relativamente fácil manutenção, com excelente maneabilidade. Paralelamente, surgiu o UTI-26, para treinamento com assentos em tandem, que foi produzido como Yak-7V. Em fins de 1941 foi modificado, tendo a fuselagem de ré rebaixada, para melhorar a visibilidade do piloto, e isto levou ao caça Yak-7B que, no início de 1942, superou a produção do Yak-1. Assim foi o início do segundo maior programa de produção de aviões da história, que, em 1945, havia produzido 37.000 caças. O modelo Yak-1B tinha um motor M-105PA com 1.050HP de potência. A envergadura era de 10,00m e o comprimento de 8,47m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.890Kg; atingia a velocidade máxima de 600Km/h, com alcance de 820Km e teto de 10.050m. A aeronave estava armada com uma metralhadora de 12,7mm (calibre .50) mais um canhão de 20mm.
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