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Yakovlev Yak-2
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro leve biposto Yak-2. Versão bombardeiro do Ya-22, com compartimento interno para 400Kg de bombas, logo atrás a cabine; que era compartilhada pelo piloto e artilheiro. A posição do artilheiro podia ser movida para cima. Em 1938, um grupo de projetistas, liderado por A. S. Yakovlev, completou o trabalho no aerodinâmico Ya-22. Era a primeira aeronave biposto bimotor intencionalmente projetada para a função de reconhecimento aéreo em grande altitude e alta velocidade. Porém, logo em seguida, decidiu-se adaptá-la também para missões de bombardeio a curta distância (Yak-2). Na primavera de 1939 o Ya-22 fez seu primeiro vôo, sendo imediatamente aceito para uso na Força Aérea Soviética. O Yak-2, por sua vez, foi o precursor do bombardeiro leve Yak-4, mais potente. A produção total conjunta do Yak-2 e Yak-4 foi de cerca de 600 aparelhos. O modelo Yak-2 tinha dois motores Klimov M-103 com 960HP de potência cada. A envergadura era de 14,00m e o comprimento de 10,17m. Suportava peso máximo de decolagem de 5.380Kg; atingia a velocidade máxima de 515Km/h, com alcance de 800Km e teto de 8.900m. A aeronave estava armada com uma metralhadora de 7,62mm (calibre .30) e podia carregar até 900Kg de explosivos.



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