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Yakovlev Yak-4
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro leve biposto Yak-4. Aperfeiçoamento
do Yak-2. O Yak-4 era um bom bimotor, porém um tanto vulnerável
para ataques ao solo. A aeronave entrou em serviço em 1941, porém
no ano seguinte já não estava adequada para ataque ao solo,
pois não tinha boa blindagem, e novos bombardeiros leves já
estavam surgindo. Assim, as poucas unidades construídas foram desviadas
para o serviço de reconhecimento a grande altitude e substituídas
na função de bombardeiro leve/ aeronave de ataque pelo Pe-2,
mais potente e resistente. A produção total conjunta do Yak-4
e Yak-2 foi de cerca de 600 aparelhos. O modelo Yak-4 tinha dois motores Klimov M-105R com 1.050HP de potência cada. A envergadura era de 14,00m e o comprimento de 9,34m. Suportava peso máximo de decolagem de 5.200Kg; atingia a velocidade máxima de 567Km/h, com alcance de 1.200Km e teto de 9.500m. A aeronave estava armada com três metralhadoras de 7,62mm (calibre .30) e podia carregar até 900Kg de explosivos.



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