Yakovlev Yak-9
(E.R. Hickel)
Caça monoposto Yak-9, de 1942. A versão
Yak-7DI, que apresentava aerofólio de liga leve nas asas, foi a que evoluiu
até o Yak-9, o avião mais produzido na União Soviética depois do II-2. Capaz
de superar o Bf 109G, o qual enfrentou em fins de 1942 nos céus de Stalingrado,
o Yak-9 ainda foi modificado para Yak-9T antitanque, Yak-9B caça-bombardeiro,
Yak-9D de longo alcance e Yak-9DD de ainda maior alcance. O Yak-9DD escoltou
bombardeiros pesados norte-americanos e, em certa ocasião, um grande grupo
voou desde a Ucrânia até Bari (Itália), para auxiliar os "partisans"
iugoslavos. O famoso grupo Normandie-Niemen, da França Livre, e os dois
esquadrões da Polônia Livre, usaram diversos Yak-9 da primeira geração.
Com uma completa mudança para estrutura com revestimento metálico e motor
VK-107, foi dado um grande salto em matéria de desempenho, tendo o Yak-9U
entrado em serviço na segunda metade de 1944. Esta aeronave distinguia-se
pela capota de linhas suaves e os respiradores de óleo localizados nos encastramentos
das asas, muito semelhante ao Yak-3. O modelo Yak-9K tinha um motor M-105PF com 1.240HP de potência. A envergadura era de 10,00m e o comprimento de 8,55m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.300Kg; atingia a velocidade máxima de 590Km/h, com alcance de 910Km e teto de 11.000m. A aeronave estava armada com uma metralhadora de 12,7mm (calibre .50) mais um canhão de 45mm.
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