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Como falar de maneira eficiente
(ANTHONY ROBBINS)

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Para nos comunicarmos de maneira eficiente, nós devemos perceber que todos nós somos diferentes na maneira como percebemos o mundo e usamos esta compreensão como uma guia para a nossa comunicação com outras pessoas.  
Quando ouvimos determinadas pessoas falar tão bem, muitos de nós perguntam-se, "oh como seria ótimo se eu pudesse falar como ele?". Na companhia de algumas pessoas, podemos nos sentir como se devêssemos de algum modo ir embora por causa de conversa aborrecida ou entediante. Onde a diferença entre os dois se encontra? Pode ser verdade que determinadas pessoas tem o dom de falar bem. Elas podem estar, embora não deliberadamente, adotando estilos que fazemos discurso útil e interessante. Vamos dar uma olhada nesses estilos mais profundamente.
Ao contrário da escrita, falar é uma parte integral de sua vida. Mesmo que  você seja um analfabeto ou um estudioso da faculdade, uma criança ou um avô, você tem que falar. Isto nos faz sentir que um bom discurso pode ser algo natural, você deve supor. Mas isto não é verdade. Se você quer falar bem, você deve tomar vários cuidados. Quais são eles? Um estilo padrão não pode se encaixar como exemplo em  todas as ocasiões.
A linguagem que você usa quando está negociando em um mercado de peixes será totalmente diferente da linguagem durante uma apresentação profissional ou um discurso para o grupo para o trabalho.Mesmo assim, esse são os atributos comuns que fazem o discurso eficiente.
CLAREZA: A característica mais essencial de um bom discurso é a clareza. A clareza de expressão pode vir somente de um pensamento claro. Um pensamento desordenado não pode gerar ideias claras. Suas idéias precisam ser claras. Se você tem algo a dizer, diga com a boca e com o cérebro, se você quiser falar bem. Em outras palavras, pense antes falar. Você deve usar palavras simples e expressões simples de modo que os outros possam facilmente entender o que você tem a dizer.
Aqueles com um vocabulário muito rico podem ser tentados a usa-lo. No entanto, se os seus ouvintes não estão certos dos significados das palavras que você usa, você perde a clareza e desafia a compreensão.
Do mesmo modo, o uso do jargão profissional diante de leigos devem ser evitados, se você quiser passar a mensagem de maneira eficaz. Profissionais como médicos e engenheiros não devem usar termos técnicos quando falarem com pessoas fora do seu ambiente profissional. O uso de abreviações incomuns reduzirá naturalmente a clareza de o que você tem a dizer.
ORGANIZAÇÃO LÓGICA:                                              A mudança um ponto do assunto a outro deve ser suave e apropriada. A sequencia de ideias deve avançar de maneira planejada sempre que possível. Se você simplesmente tentar fazer ajustes, não haverá um fluxo livre de ideias.
PRECISÃO: Muitas pessoas fazem declarações vagas e queixam-se que os ouvintes não apreciam o que realmente significa. Se o próprio palestrante é  impreciso ou inexato, como podem os ouvintes receber bem as mensagens? Quando se direciona informações a uma plateia mais bem informada, você pode ser razoavelmente específico ao mencionar quantidades ou números. Ao invés de dizer que muitos dos engenheiros da cidade migraram para o campo de tecnologia da informação, você podem dizer que quase 2000 engenheiros fizeram isso. Não é necessário que você mencionar um número como 2048 engenheiros, a menos que um dado estatístico detalhado esteja envolvido.
AUDIÊNCIAS: Analise as audiências antes de planejar a natureza e o estilo do discurso.
SLOGANS: Se você puder usar algumas frases atrativas que extrairiam eficazmente a atenção ao seu assunto, o resto do seu trabalho torna-se mais fácil. As frases não precisam ser pedantes, mas pode ser feitas em uma ordem tal que quando agrupadas rendem um sentimento extraordinário.Lembrem-se como Gandhiji sabiamente usou "Quit India" para entusiasmar as pessoas durante os esforços pela liberdade.
CORTESIA: Respeite os ouvintes enquanto você fala. Ninguém jamais perdeu coisa alguma com a cortesia ou a polidez, ao contrário da arrogância que conduz a ruína. Os ouvintes geralmente desprezam  os oradores que nunca se importam em mostrar empatia. A melhor maneira de mostrar empatia é se colocar no lugar das pessoas que estão ouvindo. Cortesia é uma mensagem facilmente transmitida também através da comunicação não verbal.
SINCERIDADE: Suas palavras devem soar sinceras. Elas devem surgir do seu coração. Tente ser natural; Não tente parecer outra pessoa. Mostre-se confiante aos olhos dos seus ouvintes.
OBJETIVO: Mantenha seu objetivo na mente durante todos os estágios da conversa. Fale com confiança para alcançar o objetivo.
ILUSTRAÇÕES: Use exemplos e as ilustrações sempre que uma ideia complexa tem que ser apresentada. Mais, vá do simples ao complexo para assegurar a compreensão. Relate experiências pessoais relevantes.
VESTIMENTA: Quando você se dirige a um determinado público, você deve vestir-se de acordo



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