marketing
(edison; robertodias)
ÉTICA PROFISSIONAL, toda a profissão possui sua ética profissional, seguindo padrões apropriados para suas atividades, respeitando-se uma série de detalhes que limitam o seus profissionais em suas ações, não permitindo abusos. A base da ética profissonal de marketing é não enganar os seus consumidores e não agir com deslealdade com seus concorrentes. a ética não envolve normas ou sanções legais, sujeitando os infratores às penas da lei. a ética está acima disto, tendo seus valores estabelecidos e estando em jogo o conceito e o bom nome de quem a infringe, com prejuizos muito maiores do que os previstos em leis. a formação da imagem de uma empresa ou de um produto é fruto de um trabalho de muitos anos e à custa de muito trabalho e de muito dinheiro, não podendo haver o risco de comprometimento por causa de pequenos deslizes éticos. mas, apesar disto, há empresas que não tomam as devidas precauções e a ética é ferida constantemente por seus empregados, seus gerentes e até mesmo por seus diretores. É necessário vender "segurança" aos consumidores quanto aos produtos que estão comprando. a falta de escrúpulos, as informações falsas, publicidades distocidas, argumentos de vendas que não correspodem à realidade, ferem a ética profissional e comprometem o produto e a empresa. A ânsia de vender de algumas empresas faz com que maus vendedores recorram a argumentos falsos para conseguir realizar vendas e permanecer em seus empregos. isto representa em erro em sua estratégia de vendas ou um evidente sinal de que a empresa não está bem posicionada no mercado e está com dificuldade de atingir os seus objetivos de vendas, demonstrando desespero e insegurança. O consumismo de nossos dias, gerado por verdadeiras máquinas de persuação, através de campanhas de publicidade agressivas, é um fato discutível sob o ponto de vista ético. até que ponto é válido levar o consumidor a utilizar produtos dispensáveis? até que ponto é válido fazer com que as pessoas deixem de lado bens ainda em condição de uso para adquirir outros que são apresentados como melhores? OS códigos de ética fazem com que o nivel, profissional seja elevado, respeitando-se o trabalho dos colegas, de concorrentes e principalmente, dos consumidores. devido à concorrência existente entre as grandes empresas e às vezes entre uma grande e uma menor, há a necessidade de uma maior agressividade na comercialização de seus produtos,intensificando-se os esforços de propaganda, promoção de vendas, merchandising e, principalmente, de distribuição e de vendas. acontece que todos os esfoços que uma pequena fizer a maior poderá fazê-lo melhor, pois dispõe de melhores condições de pessoal e maiores recursos, conquistando pouco a pouco a fatia de mercado de sua concorrente menor. esta situação acaba levando certas empresas a forçar suas vendas e sua divulgação utilizando meios escusos, que conseguem resultados imediatos mas que comprometem todo o seu bom nome e a imagem de seus produtos. são situações de desespero, forçadas por necessidade de vendas, que levam certos empresários a usarem ou a permitir que seus funcionários usem de argumentos sem o necessário fundamento de verdade.
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