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O processo de constituição da educação como setor.
(Jandir)

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O processo de constituição da educação como setor





2.1 – No início do século
XX, apesar do Estado e a sociedade brasileira voltarem-se à área educacional de
maneira um pouco mais efetiva, matinha ainda resquícios do autoritarismo
advindo do Período colonial, assim como a existência de uma elite dominante em
relação às classes sociais menos favorecidas



2.2 – A evolução neste processo político-social, com o
crescimento da classe operária, quase sempre originária da Europa, tiveram
início as mobilizações das classes dominadas, no que dizia respeito à
reivindicação de seus direitos sociais, incluindo o direito à educação, quando
a mesma começou a merecer um lugar nas diversas esferas públicas.



2.3 – Apesar de, no início do
século o índice de analfabetismo estar em torno de 80%, somente a partir da
década de 20, foi que a educação tomou outras proporções em virtude da euforia
política promovida pela 1ª Guerra Mundial, despertando no campo educacional
campanhas de alfabetização e universalização do ensino primário.



2.4 – A constituição da educação
como setor, vindo a garantir a criação dos primeiros núcleos sistemáticos
proporcionando à partir daí sucessivas conquistas voltadas a esfera
educacional.



2.5 – O analfabetismo visto como
um entrave ao desenvolvimento do país, era fator determinante na condução dos
analfabetos à pobreza e exclusão, pois a educação era vista como solução de
todos os problemas nacionais.



2.6 – No ano de 1915 deram-se as
criações da “Liga da Defesa Nacional”- visando transformar as massas amorfas
através do serviço militar e da educação e da “Liga Brasileira contra o
analfabetismo” com o objetivo de estabilizar a grandeza da República.



2.7 – Já em 1924, deu-se a
criação da Associação Brasileira de Educação (ABE) que possibilitou o reconhecimento
social dos profissionais da educação, assim como propostas de universalização
do ensino primário leigo, obrigatório e gratuito sob responsabilidade do
Estado.



2.8 – A Igreja Católica como
cooperadora no processo do analfabetismo brasileiro, uma vez que a mesma era
responsável pelo maior quinhão de escolas, porém destinadas às classes
elitizadas, em detrimento de sua oposição aos objetivos da ABE.



2.9 – A Regulação Estatal no
processo de setorização das sociedades, como geradora de novos modelos de
intervenção por parte do Estado com o nascimento das políticas setoriais,
constitutivas d Estado Moderno, fase esta que a educação recebeu especial
atenção, inclusive com o reconhecimento dos profissionais da área, assim como a
regulamentação nacional do setor, com a posterior criação do Ministério da
Educação e Saúde, à partir do que após a criação de inúmeras Leis voltadas a
área educacional, tivemos seu ápice com a promulgação do Projeto de Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (LDBN), de vital importância no desenvolvimento
da Educação Brasileira.



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