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Bell FL-1 Airabonita
(E.R. Hickel)

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Caça-bombardeiro naval monoposto XFL-1.
Em novembro de 1938, a Marinha americana estabeleceu um contrato com a Bell
Aircraft Corporation para a construção de um único
protótipo do caça modelo 12 (modelo em desenvolvimento para
a Força Aérea do Exército americano sob prefixo XP-39).
A Marinha não estava interessada em considerar o uso de aeronaves com trem de pouso
triciclo (como era no XP-39) em seus porta-aviões, assim, o protótipo
(designado XFL-1) tinha uma rodilha de cauda sob a fuselagem. Outras mudanças
incluiam o uso de radiadores sob as asas, gancho para pouso em pista curta,
leme vertical maior e reforço na estrutura para operação
em porta-aviões. O primeiro vôo do XFL-1 ocorreu em maio de
1940. Problemas com o motor Allison atrasaram a entrega do Airabonita à
Marinha até fevereiro de 1941, depois, diversos problemas de manobra
embarcado reprovaram a aeronave nos testes em porta-aviões. Por volta
de dezembro de 1941 o XFL-1 retornou à Bell em Nova York para aperfeiçoamentos,
porém o interesse da Marinha pela aeronave declinou rapidamente (em
favor do F4U-1), e os aperfeiçoamentos foram cancelados. O modelo XLF-1 tinha
um motor Allison XV-1710-6 com 1.150HP de potência. A envergadura era de 10,67m e
o comprimento de 9,07m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.270Kg;
atingia a velocidade máxima de 544Km/h, com alcance de 1.720Km e teto de
9.420m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,62mm
(calibre .30) mais um canhão de 37mm.



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