Consolidated B-24 Liberator
(E.R. Hickel)
Bombardeiro pesado de longo alcance B-24, para doze tripulantes. O grande e complicado B-24 foi o bombardeiro com mais unidades fabricadas nos Estados Unidos. O B-24 era mais difícil de controlar o vôo que o B-17, especialmente em grande altitude e, embora tenha sido projetado depois, não tinha desempenho muito superior. Contudo, era eficiente e tinha longo alcance, devido as asas finas ''Davis''. Devido ao seu alcance, era muito requerido para patrulha naval, tendo sido responsável pelo fechamento da "brecha negra" na batalha do Atlântico Norte. O B-17 era frequentemente considerado mais robusto e confiável, porém verificou-se posteriormente que os B-24 sofreram menos perdas. Alguns Liberators tiveram o armamento retirado e serviram como transportes, chamados CB-24, inclusive na Ponte Aérea para a China. Ao todo 19.256 unidades foram construídas. O modelo B-24D, de 1942, tinha quatro motores Pratt & Whitney R-1830-43 com 1.200HP de potência cada. A envergadura era de 33,52m e o comprimento de 20,22m. Suportava peso máximo de decolagem de 27.220Kg; atingia a velocidade máxima de 488Km/h, com alcance de 3.380Km e teto de 8.530m. A aeronave estava armada com nove a onze metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 3.630Kg de explosivos.
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