North American B-25 Mitchell
(E.R. Hickel)
Bombardeiro médio B-25, para seis tripulantes. Foi o bombardeiro médio mais construído e usado durante a Segunda Grande Guerra. Aeronave de asa alta, de 1939, o B-25 era facilmente reconhecido pelo ângulo diedro da asa até a nacele e sem ângulo após a nacele, e pela cauda com leme duplo. Algumas versões tinham nariz envidraçado para o bombardeiro, enquanto outras tinham nariz metálico, cheio de metralhadoras ou mesmo um canhão de 75mm. O raide ''Doolittle'' em Tóquio tornou os B-25 famosos. Os B-25 emprestados (lend-lease) à União Soviética continuaram em serviço após a guerra, recebendo codnome ''Bank'' da OTAN. Ao todo 9.816 unidades construídas. O modelo B-25J tinha dois motores Wright R-2600-29 com 1.850HP de potência cada. A envergadura era de 20,60m e o comprimento de 16,13m. Suportava peso máximo de decolagem de 15.870Kg; atingia a velocidade máxima de 438Km/h, com alcance de 2.170Km e teto de 7.370m. A aeronave estava armada com até 13 metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 1.800Kg de explosivos.
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