Martin B-26 Marauder 
(E.R. Hickel)
  
Bombardeiro médio B-26, para sete tripulantes. O B-26 foi um 
       bombardeiro bimotor com fuselagem de aerodinâmica moderna, com seção 
       circular e pouco ''ombro'' na asa alta. O B-26 era difícil de controlar, 
       principalmente em baixa velocidade, mas tinha alto desempenho em alta velocidade. 
       Em função disto, a taxa de acidentes quando entrou em operação 
       foi alta, recebendo a aeronave inúmeros apelidos pejorativos como 
       "fábrica de viúvas" (WidowMaker), "caixão 
       voador" (The Flying Coffin), "prostituta de Baltimore" (Baltimore 
       Whore), entre outros. Posteriormente, com o aumento da área alar 
       e mudanças no treinamento de pilotos, o B-26 provou ser uma aeronave 
       segura e eficiente, terminando a guerra como um dos bombardeiros de menor 
       taxa de perdas na 9ª Força Aérea. Junto com o B-25 formou 
       a espinha dorsal de bombardeiros médios dos Estados Unidos na Segunda 
       Guerra Mundial. Um total de 4.863 unidades foram construídas. O modelo B-26G, de 1944, tinha dois motores Pratt & Whitney R-2800-43 com 2.000HP de potência cada. A envergadura era de 21,64m e
 o comprimento de 17,09m. Suportava peso máximo de decolagem de 17.320Kg;
 atingia a velocidade máxima de 455Km/h, com alcance de 1.770Km e teto de 6.050m. A aeronave estava armada com até 11 metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 1.810Kg de explosivos. 
 
  
 
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