Boeing B-29 Superfortress
(E.R. Hickel)
Bombardeiro pesado de longo alcance B-29, para dez tripulantes. O B-29 estabeleceu novos padrões para desempenho, armamento e alcance dos bombardeiros pesados. Foi uma aeronave muito avançada para os padrões de sua época, com compartimentos pressurizados para a tripulação e torres de metralhadoras guiadas por controle remoto. Embora idealizado como bombardeiro diurno de grande altitude, seu maior sucesso foram os raides noturnos a baixa altitude, lançando bombas incendiárias nas cidades japonesas, mormente construídas com madeira. O B-29 foi empregado apenas no Pacífico e encerrou a Guerra ao lançar sobre Hiroshima e Nagasaki as bombas atômicas. Após a guerra o B-29 permaneceu como a principal aeronave para lançamento de bombas nucleares. A União Soviética copiou-a como Tu-4. A KB-29 foi uma versão tanque da B-29 para reabastecimento em vôo, SB-29 a versão de busca e salvamento, transportando inclusive um barco salva-vidas; a DB-29 versão controlador de teleguiados, a TB-29 de treinamento e a RB-29 de reconhecimento. Algumas B-29 foram inclusive utilizadas como plataformas de lançamento de aeronaves experimentais como o X-1 e X-2. O B-29 foi ainda aperfeiçoado numa aeronave mais potente, o B-50. Ao todo 3.970 unidades foram construídas. O modelo B-29A, de 1943, tinha quatro motores Wright R-3350-23 com 2.200HP de potência cada. A envergadura era de 43,05m e o comprimento de 30,18m. Suportava peso máximo de decolagem de 56.240Kg; atingia a velocidade máxima de 575Km/h, com alcance de 5.230Km e teto de 9.710m. A aeronave estava armada com doze metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais um canhão de 20mm e podia carregar até 9.070Kg de explosivos.
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