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Douglas B-42 Mixmaster
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro médio triposto B-42. Em 1943, o projeto
do Douglas XB-42 objetivava um bombardeiro bimotor com velocidade máxima
superior a 640 Km/h e capaz de transportar 750 Kg de bombas a alvos distantes
até 3.200 Km. Inicialmente foi idealizado como aeronave de ataque,
porém a USAAF mudou sua designação de XA-42 para XB-42,
pois entendia que este bombardeiro poderia ser um substituto potencial do
Boeing B-29 (caso o projeto do B-29 sofresse atrasos em seu desenvolvimento).
O B-42 foi uma aeronave singular. Ambos os motores estavam alojados dentro
da fuselagem e moviam hélices em contra-rotação na
cauda, o que permitia um desenho limpo para as asas. O primeiro protótipo
voou em maio de 1944, e provou ter desempenho acima do esperado. A velocidade
máxima chegou a 660 Km/h, comparável ao mais rápido
Mosquito britânico, porém carregando duas vezes mais bombas
e melhor armado. Desenvolvimento da aeronave prosseguiu até dezembro
de 1945, quando optou-se pela propulsão a jato, transformando-o no
XB-43. O segundo protótipo recebeu turbinas sob as asas para fins
de teste e foi redesignado XB-42A. Em 1948 o projeto foi finalmente encerrado. O modelo XB-42, tinha dois motores Allison V-1710-25 com 1.800HP de potência cada. A envergadura era de 21,51m e
o comprimento de 16,41m. Suportava peso máximo de decolagem de 16.200Kg;
atingia a velocidade máxima de 660Km/h, com alcance de 8.040Km e teto de 9.000m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 900Kg de explosivos.



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