Douglas B-43 Jetmaster 
(E.R. Hickel)
  
Bombardeiro médio triposto B-43. Em 1944, com         o sucesso dos caças e bombardeiros a jato do Eixo, a USAAF definiu         as urgentes especificações para o primeiro bombardeiro a jato         americano. A Douglas propos modificar o desenho do XB-42, substituindo os         motores a pistão por turbinas e assim ganhando tempo e dinheiro.         O contrato para a produção de dois protótipos, designados         XB-43, foi então assinado, e um programa para a produção         de 50 unidades, naquele mesmo ano, foi planejado. Por problemas com a engenharia         das turbinas, estas não puderam sair da GE para a Douglas até         julho de 1945. O fim da Guerra retardou ainda mais o desenvolvimento de         bombardeiros a jato. Assim, o primeiro XB-43 só alçou vôo         em maio de 1946. O desempenho foi até satisfatório, porém         a USAAF preferia agora os novos bombardeiros quadrimotores North American         B-45 e Convair XB-46. O plano de construir 50 unidades foi cancelado, porém         o programa de testes teve continuidade até 1951, quando o primeiro         XB-43 danificou-se num acidente. Ao final de 1953, o segundo protótipo         também foi retirado de serviço. O modelo XB-43, tinha duas turbinas General Eletric TG-180 com 1.814Kg de empuxo cada. A envergadura era de 21,70m e  o comprimento de 15,60m. Suportava peso máximo de decolagem de 17.930Kg;  atingia a velocidade máxima de 830Km/h, com alcance de 4.000Km e teto de 11.730m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 3.600Kg de explosivos. 
 
  
 
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