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Douglas B-43 Jetmaster
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro médio triposto B-43. Em 1944, com o sucesso dos caças e bombardeiros a jato do Eixo, a USAAF definiu as urgentes especificações para o primeiro bombardeiro a jato americano. A Douglas propos modificar o desenho do XB-42, substituindo os motores a pistão por turbinas e assim ganhando tempo e dinheiro. O contrato para a produção de dois protótipos, designados XB-43, foi então assinado, e um programa para a produção de 50 unidades, naquele mesmo ano, foi planejado. Por problemas com a engenharia das turbinas, estas não puderam sair da GE para a Douglas até julho de 1945. O fim da Guerra retardou ainda mais o desenvolvimento de bombardeiros a jato. Assim, o primeiro XB-43 só alçou vôo em maio de 1946. O desempenho foi até satisfatório, porém a USAAF preferia agora os novos bombardeiros quadrimotores North American B-45 e Convair XB-46. O plano de construir 50 unidades foi cancelado, porém o programa de testes teve continuidade até 1951, quando o primeiro XB-43 danificou-se num acidente. Ao final de 1953, o segundo protótipo também foi retirado de serviço. O modelo XB-43, tinha duas turbinas General Eletric TG-180 com 1.814Kg de empuxo cada. A envergadura era de 21,70m e o comprimento de 15,60m. Suportava peso máximo de decolagem de 17.930Kg; atingia a velocidade máxima de 830Km/h, com alcance de 4.000Km e teto de 11.730m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 3.600Kg de explosivos.



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