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Grumman F8F Bearcat
(E.R. Hickel)

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Caça naval monoposto F8F, de 1944. A entrega
dos Bearcats para a marinha americana iniciou-se em 1945, como caça
avançado para defesa contra ataques kamikase e para superar ainda
mais a grande maneabilidade dos Zero japoneses. Com desenho de última
geração para minimizar o arrasto, combinado com uma redução
no armamento, de seis metralhadoras calibre .50 para 4 canhões de
20mm, o F8F era uma aeronave mais rápida, com razão de subida
maior e capaz de suportar uma força G maior em combate que seu predecessor
o F6F Hellcat. Dois ganchos alares, cada um capaz de levar uma bomba de
500Kg ou então tanques sobressalentes davam ao F8F a possibilidade
de emprego como avião de ataque ao solo. Embora mantido em terra
por um curto período de tempo, devido a problemas hidráulicos,
os Bearcats voaram extensivamente em missões de treinamento, antes
que as bombas atômicas celassem o fim do conflito no Pacífico
e assim, o emprego da aeronave em combate. O resultado imediato disto foi
a redução, pela Marinha americana, das encomendas de 2.000
aparelhos (da Grumman) e 1.800 (da General Motors - designado F3M-1) para
apenas 770 no total. Os modelos produzidos incluíram caças
noturnos (F8F-1N) com dispositivo de radar sob uma das asas e reconhecimento
aero-fotográfico (F8F-2P). Quando teve início a guerra da
Coréia em 1950, o F8F já havia sido suplantado pela era do
jato. Durante 1951, os EEUU enviaram certo número de Bearcats para
a Força Aérea Expedicionária Francesa para emprego
como aeronave de suporte a opreções de solo contra os vietcongues.
Com a retirada francesa da Indochina, os F8F remanescentes foram entregues
para a Força Aérea Sul-Vietnamita e ainda estavam ativos em
agosto de 1960, quando os americanos chegaram ao Vietnam. A retirada dos
Bearcats da linha de frente iniciou-se em meados de 1949, com o último
F8F-2P saindo no fim de 1952. O Bearcat foi o último avião
a hélice usado pelos Blue Angels. Após sua retirada das obrigações
militares, o Bearcat alcançou grande popularidade como avião
de corrida, vencendo vários eventos, inclusive quebrando o Recorde
Alemão de Velocidade com 776,8Km/h. Para um caça projetado
especificamente para dominar o Zero japonês, este foi um fim respeitável,
apesar de atípico. O modelo F8F-1 tinha um motor Pratt & Whitney R-2800-34W com 2.100HP de
potência. A envergadura era de 11,12m e o comprimento de 8,38m. Suportava peso máximo de decolagem de 5.870Kg; atingia a velocidade máxima de 698Km/h, com alcance de 1.780Km e teto
de 11.850m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm.



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